UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA: Composto não alucinogénio reverte efeitos do ‘stress’

Investigadores da Universidade da Califórnia descobriram que um novo composto de estrutura semelhante à da ibogaína reverte os efeitos do ‘stress’ em ratos.

O ‘stress’ provoca um aumento da ansiedade, défices no processamento sensorial e redução da flexibilidade na tomada de decisões, e, no cérebro, o stress perturba as ligações entre neurónios e altera o circuito neuronal, resultando num desequilíbrio entre a excitação e a inibição.

Em investigações anteriores houve algum interesse no uso de substâncias psicadélicas para o tratamento de doenças como a dependência, a depressão, a ansiedade e a perturbação de ‘stress’ pós-traumático, no entanto, os efeitos alucinogénios destes medicamentos eram preocupantes.

Os investigadores descobriram que uma dose única de tabernanthalog (TBG, na sigla em inglês) pode corrigir os défices comportamentais induzidos pelo stress, promovendo também o recrescimento de ligações neuronais e restabelecendo circuitos neuronais no cérebro.

A investigação mostrou, através de uma série de testes para avaliar as respostas comportamentais ao stress e os efeitos do tratamento com TBG, assim como estudos de imagem para avaliar as alterações no cérebro de ratos a nível neuronal, que o TBG tinha efeitos antidepressivos e reduzia os comportamentos viciantes em roedores, sem ter um efeito alucinogénio. 

Os investigadores pretendem agora testar os efeitos do TBG em hu-manos e estudar os me-canismos dos análogos psicadélicos nas doenças mentais.