UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA: Novo tratamento para o cancro da bexiga nos homens

Investigadores da Universidade da Califórnia, Estados Unidos da América, descobriram que visar receptores andrógenos, um tipo de proteína crucial para a função da testosterona, pode destruir as células cancerígenas.

A investigação centrou-se nos andrógenos, hormonas importantes no desenvolvimento sexual masculino e no crescimento da próstata, maioritariamente a testosterona.

Os receptores de androgénio são proteínas celulares encontradas nos tecidos de vários órgãos que permitem às hormonas desencadear certas respostas no corpo. 

As hormonas androgénicas ligam-se aos receptores, desencadeando a expressão de ácidos ribonucleicos, que convertem a informação armazenada no ADN em proteínas.

Os investigadores explicaram que os tratamentos do cancro da próstata incluem a terapia de privação de andrógenos destinada a bloquear os receptores de andrógenos de se ligarem aos andrógenos, impedindo o crescimento de células malignas. 

Logo, os investigadores constataram que este método podia também ser usado no cancro da bexiga.

A investigação mostrou que os homens que tinham cancro da bexiga e foram tratados com inibidores de redutase 5·, uma classe de medicamentos com efeitos antiandrogénicos tiveram menos resultados adversos, o que sugeriu que a estratégia de supressão de receptores de andrógenos pode ser eficaz em alguns doentes.

Os investigadores procuram agora saber se podem ser utilizados testes nestes doentes de forma a determinar quais beneficiariam de tratamentos específicos.