UNIVERSIDADE DE COIMBRA: Setenta por cento dos estudantes pensam emigrar
Perto de 70% dos estudantes da Universidade de Coimbra têm intenção de emigrar no futuro, com 40% a pensar abandonar Portugal nos próximos cinco anos e cerca de 30% na próxima década, revelou esta semana um inquérito da Associação Académica.
“Estes dados permitem aferir a urgência que os estudantes têm em sair do país. Dois em cada três estudantes da comunidade estudantil inquirida pensa emigrar no futuro, dos quais dois em cada cinco o pensa fazer nos próximos cinco anos”, destacou o presidente da Associação Académica de Coimbra, Renato Daniel.
A Associação Académica de Coimbra realizou um estudo sobre a emigração jovem dos estudantes da Universidade de Coimbra, recolhendo dados através de um inquérito na plataforma ‘Microsoft Forms’, entre os dias 1 e 26 de Fevereiro.
Foram contabilizadas um total de 1.381 respostas, sendo consideradas válidas para a análise 1.272, após a exclusão de 109 estudantes não pertencentes à Universidade de Coimbra.
De acordo com os dados apresentados em conferência de imprensa, dos inquiridos que manifestaram intenção de emigrar, 74,6% disseram pretender regressar (três em cada quatro estudantes).
No que diz respeito aos motivos que levam os jovens a querer emigrar, 96,3% apontou as condições salariais como factor principal para a emigração.
Segundo Renato Daniel, questionados sobre os principais desafios que enfrentam, 92,5% da comunidade estudantil referiu a instabilidade financeira.