VACINOU-SE EM NOVA IORQUE? TERÁ DE ACTUALIZAR O SEU PASSE ‘EXCELSIOR’

A partir do dia 16 de Agosto, Nova Iorque exigirá prova de vacinação a quem quiser entrar em restaurantes, salas de espectáculos e ginásios. No âmbito do novo programa “Key to NYC Pass”, os participantes podem utilizar a aplicação COVID SAFE da cidade, o cartão de papel emitido pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças ou o passaporte ‘Excelsior’ emitido pelo estado.

Mas a versão original da ‘Excelsior’ só foi validada por seis meses a partir da dose final da vacina do utente da aplicação; contudo, no final de Maio, o governador Andrew Cuomo alargou o prazo para 365 dias.

Se não vir automaticamente a expiração de 365 dias no seu passe, terá de recarregar o seu cartão de vacinação através do portal de inscrição. Os novos participantes só poderão activar a aplicação ‘Excelsior’ 15 dias depois de receberem a dose final.

O passe ‘Excelsior’ é um programa de aplicações baseado em smartphones com um código QR personalizado que verifica os registos de vacinação de uma pessoa através da rede de fornecedores do estado. Como tal, só está disponível para as pessoas que receberam as suas doses no estado de Nova Iorque. No entanto, o presidente da câmara Bill de Blasio adianta que qualquer prova de estado ou país de vacinação será aceite nos restaurantes, ginásios e locais de entretenimento em Nova Iorque.

Apesar de ter apenas alguns dias de vida, a fiabilidade do passe da vacina da cidade já está a ser questionada, uma vez que pode ser facilmente falsificada por fotos aleatórias.

Em contraste, o ‘Excelsior Pass’ é construído utilizando a tecnologia ‘blockchain’, a mesma plataforma usada para garantir transacções de criptomoedas como o Bitcoin. Muitos espaços da cidade adoptaram o passe ‘Excelsior’ para aceitarem visitantes, incluindo Madison Square Garden, Barclays Center, Yankee Stadium e Citi Field.

Tanto o passe ‘Excelsior’ como a aplicação COVID Safe podem documentar os resultados dos testes COVID, embora estes não sejam aceites ao abrigo do programa Key to NYC.