Vai ser possível ver o total eclipse solar desde a cidade de Newark?
Muitos são os entusiasmado com o acontecimento da próxima segunda-feira, dia 8 de Abril: o eclipse solar total. E embora os moradores da cidade de Newark não estejam entre os 32 milhões de americanos que vivem na rota onde será mais visível este fenómeno, ainda podem ter um vislumbre parcial desta raridade.
Nos Estados Unidos, o “Caminho do Eclipse Solar Total” extende-se desde o estado do Texas ao Maine, mas cada um dos 48 estados continentais verá um pouco do eclipse solar, que nada mais é do que a sobreposição da lua ao sol.
Em Newark, a lua cobrirá cerca de 90,6% do sol no pico do eclipse, de acordo com um mapa da NASA que pode ser pesquisado online.
Aqui ficam mais alguns os detalhes.
O eclipse parcial começará pelas 2:10PM, passando a ser total por volta das 2:51PM. Este momento durará até às 3:25PM, terminando a sobreposição às 3:58PM.
A rota que permitirá apreciar o eclipse solar total começa no México, entrando nos Estados Unidos (Texas) e atravessando os estados do Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova Iorque, Vermont, New Hampshire e Maine. Pequenas partes do Tennessee e Michigan também serão abrangidas, antes do fenómeno abrangir o Canadá (a sul de Ontário e Quebec, New Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Cape Breton) e antes de sair da América do Norte.
Se planeja aproveitar o eclipse total, a protecção ocular é crucial para a sua segurança, e óculos de sol não serão suficientes.
Excepto durante a breve fase em que a lua bloqueia completamente a face brilhante do sol, não é seguro olhar directamente para o sol sem protecção ocular especializada para bloquear a radiação solar prejudicial, de acordo com a NASA.
Os caçadores de eclipses que planejam fotografar o evento ou visualizá-lo através de binóculos ou telescópios também precisam de tomar precauções.
“Ver qualquer parte do Sol brilhante através de uma lente de câmera, binóculos ou um telescópio sem um filtro solar de especial fixado à óptica causará instantaneamente ferimentos graves nos olhos”, disse a NASA.
Além disso, filtros solares protegem os sensores das câmeras, bem como corrigem a exposição na hora da fotografia.