“Vai ser um sucesso” e Portugal “está preparado”, diz Augusto Santos Silva
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, manifestou-se esta segunda-feira convicto de que Portugal “está preparado” para acolher a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, acrescentando que “vai ser um sucesso”.
Augusto Santos Silva, que participou em Fátima na abertura do Encontro Preparatório Internacional da JMJ Lisboa 2023, que conta com mais de 300 delegados de mais de uma centena de países, sublinhou a importância do acontecimento, “quer pela dimensão – espera-se mais de um milhão de jovens quer pela actualidade dos temas, quer por esta oportunidade de ouvirmos jovens sobre diferentes dimensões de natureza espiritual, mas também de natureza pública e social”.
“Já manifestamos todo o nosso apoio à Jornada, e em particular às iniciativas no âmbito das JMJ que estejam directamente relacionadas com a participação e educação cívica dos jovens”, disse o presidente do parlamento, que reafirmou a disponibilidade de Portugal ser palco de iniciativas “de todas as religiões”.
“Nós valorizamos sempre todas as manifestações religiosas e valorizamos a influência cívica e social das religiões. Estamos de braços abertos para acolher esta realização da Igreja católica como temos estado de braços abertos para acolher outras manifestações de outras confissões religiosas que sejam compatíveis com os valores típicos de um estado de direito democrático”, afirmou, destacando a “liberdade religiosa” consagrada na democracia portuguesa.
“Uma das mais belas características da democracia portuguesa é o facto de ela ser uma democracia em que um dos eixos principais é a absoluta liberdade religiosa: ter ou não ter crença, a liberdade de se escolher as crenças, de praticar privada e publicamente as crenças, a liberdade de mudar de crença. Tudo isso é garantido em Portugal”, afirmou.