VALADÃO ELEITO: SOBE PARA 4 NÚMERO DE CONGRESSISTAS LUSOS EM WASHINGTON, DC
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
O luso-descendente David Valadão está de regresso à Câmara dos Representantes, aumentando assim para quatro o número de congressista de origem portuguesa em Washington, DC.
Depois de há dois anos ter sido derrotado pelo democrata TJ Cox, como congressista pelo Distrito Eleitoral 21 da Califórnia, o luso-americano resolveu concorrer novamente este ano; na sexta-feira passada, e mais de três semanas depois das eleições gerais de 3 de Novembro, finalmente os resultados foram apurados.
Valadão ficou-se com 50,5% do eleitorado (ou 85.373 votos) e Cox com 49,5% (83.610); esta eleição foi considerada uma das mais renhidas no ‘Estado Dourado’.
O congressista-eleito é filho de imigrantes da Terceira e tem um negócio na área dos lacticínios; foi congressista de 2013 a 2019, tendo perdido em 2018 por apenas 862 votos.
Valadão fez campanha como republicano moderado, capaz de fazer alianças com todos os espectros políticos, e afastou-se do presidente Donald Trump.
A representação lusa no Congresso vai assim subir pra quatro: Valadão juntar-se-á aos três outros legisladores federais reeleitos a 3 de Novembro – Lori Loureiro Trahan (D-MA), Devin Nunes (R-CA) e Jim Costa (D-CA).