VALE DE JUDEUS: Recapturados os últimos dois fugitivos
Os últimos dois dos cinco evadidos da prisão de Vale de Judeus, em 7 de Setembro de 2024, foram recapturados ontem em Alicante, em Espanha, anunciou a Polícia Judiciária (PJ).
Rodolfo Lohrman, cidadão argentino de 59 anos, e Mark Roscaleer, britânico de 35, foram detidos pela Policia Nacional, “depois de um persistente e ininterrupto trabalho de recolha e de troca de informação” entre a PJ e as autoridades espanholas.
Quando fugiram, Rodolfo Lohrman cumpria uma pena de 20 anos de prisão, com data de primeira reclusão em 16 de Novembro de 2016, e Mark Roscaleer uma de nove, com data de primeira reclusão em 10 de Maio de 2019.
De acordo com a PJ, o cidadão argentino “tem uma extensa carreira criminal”, estando referenciado por “criminalidade altamente organizada e especialmente violenta, de âmbito internacional”, com destaque para “os crimes de associação criminosa, branqueamento, roubo a banco, detenção de arma proibida, falsificação/contrafacção de documentos e furto qualificado”.
Já o cidadão britânico “está referenciado pela prática de criminalidade especialmente violenta, como roubo com arma de fogo e sequestro”.
Além de Rodolfo Lohrman e Mark Roscaleer, fugiram em 7 de Setembro de 2024 do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, concelho da Azambuja, os portugueses Fábio Loureiro e Fernando Ribeiro Ferreira e o georgiano Shergili Farjiani.