Vem aí o fim das máscaras para quem já está vacinado segundo o CDC
Numa acção impressionante para enviar o país de volta à vida pré-pandêmica, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças vão facilitar a orientação sobre o uso de máscaras em ambientes fechados para pessoas totalmente vacinadas, permitindo que estas deixem de usar máscaras na maioria dos lugares, de acordo com uma fonte informada sobre o anúncio.
A nova orientação ainda pedirá o uso de máscaras em ambientes fechados lotados, como autocarros, aviões, hospitais, prisões e abrigos mas pode facilitar as restrições para reabertura de locais de trabalho, escolas e outros locais – até mesmo removendo a necessidade de máscaras ou distanciamento social para aqueles que estão totalmente vacinados.
O CDC também não recomendará mais que as pessoas totalmente vacinadas usem máscaras ao ar livre em multidões. O anúncio ocorre no momento em que o CDC e a administração Biden enfrentam pressão para aliviar as restrições às pessoas totalmente vacinadas – pessoas que já passaram duas semanas da última dose necessária da vacina COVID-19 – em parte para destacar os benefícios de tomar a vacina.
A nova orientação surge no momento em que a agressiva campanha de vacinação dos EUA começa a dar frutos. Os casos de vírus nos EUA estão em sua taxa mais baixa desde Setembro, as mortes estão no seu ponto mais baixo desde Abril passado e a taxa de positividade do teste está no ponto mais baixo desde o início da pandemia.
Até ao momento, cerca de 154 milhões de americanos, mais de 46% da população, receberam pelo menos uma dose das vacinas COVID-19 e mais de 117 milhões estão totalmente vacinados. A taxa de novas vacinações diminuiu nas últimas semanas, mas com a autorização quarta-feira da vacina da Pfizer para crianças de 12 a 15 anos, um novo surto de doses é esperado nos próximos dias.
Apenas há duas semanas, o CDC recomendou que as pessoas totalmente vacinadas continuassem a usar máscaras em ambientes fechados em todos os ambientes e ao ar livre em grandes multidões.
A Dra. Rochelle Walensky, directora do CDC, definiu as novas regras ontem, quinta-feira num briefing na Casa Branca.
Durante uma reunião virtual na terça-feira sobre vacinações com um grupo bipartidário de governadores, o presidente Joe Biden pareceu reconhecer que o seu governo precisava fazer mais para modelar os benefícios da vacinação.
“Eu gostaria de dizer que temos pessoas totalmente vacinadas; devemos começar a agir como tal”, disse o governador de Utah, Spencer Cox, um republicano, a Biden. “E essa é uma grande motivação para fazer com que os não vacinados queiram ser vacinados.”
“Bem pensado”, respondeu Biden. Ele acrescentou: “vamos mudar isso.”
A pessoa falou sob condição de anonimato para prever o anúncio antes do lançamento oficial. A Casa Branca não se pronunciou sobre o assunto.
Em relação a New Jersey, o Governador Phil Murphy ainda não ractificou esta ordem do CDC com o apoio de Joe Biden. Murphy aposta num desconfinamento gradual mas prometeu estudar a decisão do CDC para tomar uma posição sobre o assunto nos próximos dias.