Vereador do Bairro Oeste acusado de corrupção

As autoridades federais acusaram o vereador do Bairro Oeste de Newark, Joseph McCallum de supostamente aceitar subornos e outras benesses de empresas em negociações com a cidade de Newark em troca de acesso e ajuda na obtenção de contratos públicos.

McCallum enfrenta acusações de fraude eletrónica para com a cidade de Newark e a Newark Community Economic Development Corporation.

O procurador dos EUA Craig Carpenito anunciou na terça-feira que Malik Frederick, um residente de Newark de 60 anos de idade, admitiu a culpa num esquema de conspiração para cometer fraude eletrónica de serviços e subscrever uma declaração de imposto de renda federal pessoal falsa como participante no alegado esquema.

Frederick contactou as empresas em questão, referindo que se contratassem a sua empresa de consultoria   poderiam ter acesso a McCallum, que foi apresentado como o vereador encarregado de qualquer projecto que as empresas estivessem a planear executar.

O vereador foi supostamente pago por meio de subornos ocultos e quantias de dinheiro retiradas de impostos pagos à empresa de Frederick.

McCallum é acusado de receber ou procurar subornos no valor de 16,000, 25,000 e 50, 000 dólares de três empresas distintas, para além de tentar obter outros subornos de vendedores de imóveis e de possíveis compradores de terrenos.

Frederick também foi o intermediário entre uma empresa e a Newark Community Economic Development Corporation (NCEDC) – McCallum faz parte do conselho de directores da organização – para reter e pagar à sua empresa 40.000 dólares, a dividir com um funcionário da organização.

A acusação contra McCallum acarreta uma pena de até 20 anos de prisão e multa de 250,000 dólares. A acusação onde Frederick se declarou culpado acarreta a mesma pena. A falsa declaração de imposto de renda acarreta pena máxima de prisão de três anos e a mesma multa.

Frederick deve ser condenado em 2 de Março de 2021. A data do julgamento de McCallum ainda não foi divulgada.

A investigação foi chefiada por agentes federais do FBI em Newark.

Ras Baraka referiu sobre o caso, “se as acusações de suborno que ele enfrenta forem verdadeiras – e McCallum aceitou milhares de dólares em suborno, como alegam os promotores – há apenas um caminho a seguir, deve demitir-se.”