Viana do Castelo | Antigo Matadouro da cidade vai ganhar nova vida a partir de Setembro de 2027 com a criação do “Viana S.T.ARTS Centre”
O antigo matadouro de Viana do Castelo vai ganhar nova vida, como centro de tecnologia, ciência e arte, até 2027. O arranque do projecto foi assinalado esta quarta-feira, com a assinatura de um contrato de parceria, que envolve a Câmara Municipal e mais seis entidades de várias áreas.
Segundo informação divulgada durante a cerimónia, a obra de reconversão do antigo matadouro, inaugurado em 1926 e desativado em 1990, deverá arrancar no terreno no final deste ano. E o futuro centro, que dará pelo nome de “Viana S.T.ARTS Centre”, iniciará actividade em Setembro de 2027.
Recorde-se que a criação de “um laboratório urbano criativo”, que cruza ciência, tecnologia e arte, no antigo espaço de abate animal de Viana do Castelo, foi aprovada no âmbito do programa No- vo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde, garantindo um financiamento de cerca de 5 milhões de euros.
Foi uma das 14 candidaturas selecionadas, mas a única portuguesa, entre 100 apresentadas por vários países da Europa. A candidatura, elaborada no âmbito da “Call for Innovative Actions” da European Urban Initiative, foi submetida em Janeiro de 2023, com um orçamento superior a 6 milhões de euros. A sua execução será financiada a 80% pelo FEDER.
“Estamos neste mo- mento preparados para avançar”, declarou o Vereador da Administração Geral, Transição Digital e Inovação, Ricardo Rego, presente na cerimónia que selou a parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Juvenil de Deão, a Itecons, com sede em Coimbra, a consultora Inova+, a Dinamo10, a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O autarca Luís Nobre sublinhou a sua “satisfação” com a solução encontrada para o antigo matadouro que, referiu, era um dos objectivos traçados para o presente mandato autárquico. E que, além de cumprir o desafio de concretizar “uma função disruptiva que se afastasse da inicial”, também representará a “criação de uma nova centralidade na cidade”. O antigo matadouro está situado nas imediações da Praia Norte, numa zona onde o município libertou recentemente terreno no Plano Diretor Municipal (PDM) para consctrução de nova habitação.
Segundo a calendarização do projecto divulgada, o concurso público para a empreitada será lançado em Julho deste ano. Em 2025, os estudantes do IPVC serão desafiados a apresentar propostas para o design do edifício. Em 2026, será concluído um plano estratégico e de actividades do futuro centro, sendo que em 2027 decorrerá a instalação, a definição do modelo de gestão e, após o verão, o arranque da nova vida do matadouro.