Viana do Castelo: Empréstimo de 14 milhões euros vai financiar novo mercado construído no antigo prédio Coutinho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira a contracção de um empréstimo no valor de 14 milhões de euros, para financiar quatro obras, entre as quais se encontra o novo mercado municipal, que se irá localizar no terreno do antigo prédio Coutinho, demolido em 2022.

O presidente, Luís Nobre, admitiu a possibilidade de a obra avançar ainda este ano, já que tem de ser iniciada até, o mais tardar, Agosto de 2025.

A construção do novo mercado municipal, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, foi uma das justificações para a demolição do imóvel de 13 andares, cujo processo se arrastou ao longo de duas décadas e envolveu várias polémicas. Acabou por ser concretizada pela sociedade Polis (também conhecida como Viana Polis) há dois anos atrás.

Na proposta aprovada na terça-feira, consta que o empréstimo financiará a construção com 10 milhões de euros, sendo que 900 mil euros serão assegurados pela autarquia.

No conjunto de obras a financiar consta ainda outras três que devem ser executadas até ao ano de 2026: a nova via de acesso à área empresarial do Vale do Neiva ( num investimento de 12,8 milhões, sendo 10,3 milhões apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR); um novo centro de saúde em Alvarães (que custará 3,1 milhões de euros e terá um apoio de 1,6 milhões); e uma nova cresce em Deocriste (no valor 1,6 milhões, com um apoio de 162,5 mil euros).