VICTOR MANATA PRESTOU JURAMENTO COMO ‘UNDERSHERIFF’ (SUBXERIFE) NO CONDADO DE UNION, NJ

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O luso-americano Victor Manata, de 49 anos de idade, tomou posse esta terça-feira, 15 de Fevereiro, do cargo de subxerife (‘undersheriff’) do condado de Union. A cerimónia de prestação de juramento decorreu no edifício-sede da administração deste condado do estado de New Jersey, na cidade de Elizabeth, com a presença do xerife Peter Corvelli, do comissário Sérgio Granados e de outras individualidades.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Victor Manata toma posse do cargo de subxerife do condado de Union, em New Jersey, vendo-se a seu lado uma das duas filhas

“Este cargo tem um grande significado para mim, para além do facto de que vai mudar a minha vida”, afirma o novo subxerife Victor Manata, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO. “Trata-se de uma posição de chefia onde espero poder aplicar a experiência que trago de Newark e de décadas de carreira policial para contribuir para a segurança e bem-estar dos residentes do condado de Union.”

Manata foi nomeado pelo xerife Peter Corvelli e passa assim a ser um dos três subxerifes ao serviço do condado de Union, a par de Amílcar Cólon e Dennis Burke.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Victor Manata com o comissário do condado Sérgio Granados, à esquerda, e o xerife Peter Corvelli

Victor Manata nasceu em Newark, filho de emigrantes de Febres (o pai) e Cantanhede (a mãe), no distrito de Coimbra. Logo a seguir ao Liceu East Side, onde se graduou, juntou-se ao Essex County Sheriff’s Office, em Newark, tinha então 20 anos. Dois anos depois transita para a Polícia de Newark, onde faz longa carreira de 25 anos, reformando-se em 2020 com a patente de tenente.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Victor Manata com elementos luso-americanos ligados à polícia em New Jersey que estiveram no evento

“O Victor Manata traz uma bagagem de experiência e conhecimentos no universo da lei e da ordem que só vai beneficiar os moradores do nosso condado”, afirma o comissário – também ele luso-americano – Sérgio Granados, em declarações a este jornal. “Queremos ter aqui o melhor dos profissionais e o subxerife Manata reflecte precisamente isso. Tenho a certeza de que vai trabalhar para que os nossos agentes estejam bem equipados e treinados para garantir a segurança dos residentes do condado.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Victor Manata com a esposa, as filhas e outros familiares

Granados lembra que Victor Manata passa, assim, a ser o luso-americano com a posição mais elevada a nível policial neste condado de New Jersey, estando em 2.ª posição de comando. “Para além disso, vai representar com dignidade a nossa comunidade e fazer com que trabalhemos todos em uníssono por um bem comum.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO

Victor Manata, que vive em Clark e está casado com Christina Manata, de quem tem duas filhas menores, diz que, para se ser um bom agente da polícia, “é necessário um profundo sentido de justiça e tratar toda a gente com respeito. Acima de tudo, fazer sempre o que está certo. Tratar as pessoas da mesma forma como gostaríamos de ser tratados. Esses são valores que nos devem ser inculcados cedo, em casa, pelos nossos pais – através do respeito e da disciplina. Se seguirmos essas regras, teremos garantida uma carreira de sucesso.”

O subchefe reconhece ainda que o facto de saber falar português foi uma mais-valia para o seu trabalho de polícia ao longo de mais de duas décadas.