VILA REAL: Corrida de resistência de 6 horas é o ‘prato’ principal

A edição 2023 do Circuito Internacional de Vila Real, que decorre entre 14 e 16 de Julho, tem como destaque uma prova de resistência de seis horas disputada por 75 pilotos de 25 equipas.

Apesar do fim do Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), corrida disputada em Vila Real durante seis edições, a organização do circuito automóvel recusou “deitar a toalha ao chão” e, depois de várias negociações, apresentou hoje as “6 Horas Vila Real”.

“Foi um ano muito, muito difícil. Já em 2022 tínhamos percebido que havia dificuldades com o WTCR e, ao contrário do que era a nossa expectativa, não foi possível corrigi-las”, afirmou o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, em conferência de imprensa.

Possibilidades como a prova DTM ou o Mundial de carros eléctricos não se concretizaram, e a organização assegurou as “6 Horas Vila Real”, uma corrida de resistência que é organizada pela Creventic, empresa promotora do campeonato internacional “24 Series”.

Trata-se, segundo o autarca, do regresso à cidade desta corrida de resistência, cuja última edição aconteceu em 1969.

O Circuito inclui ainda as provas nacionais: o Campeonato Nacional de Clássicos, Campeonato de Portugal de Velocidade de Legends e o Campeonato de Portugal de Velocidade.

José Silva, da Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real, prevê que “entre 200 a 250” pilotos, no total das provas, corram no circuito que se estende pelas ruas da cidade.