Vila Real: Nevão “como antigamente” atrai visitantes a Montalegre
Vila Real acordou coberto de neve e, por precaução, os transportes escolares foram suspensos e as escolas fechadas. Mas, a neve é também uma atracção turística e são muitos os que se deslocam a este território nesta altura.
“Gostamos muito de neve, não tivemos oportunidade de a ver antes e aproveitámos porque devem ser os últimos dias em que há neve. Está muito bonito”, afirmou Borja Atanes, que viajou de propósito de Ourense, em Espanha, para subir à serra do Larouco, em Montalegre.
A namorada, Andrea Outeirino, disse que a viagem de cerca de 70 km valeu a pena pelas montanhas cobertas do manto branco e que aproveitaram para tirar fotografias, atirar bolas um ao outro e fazer um boneco de neve.
“Como dizem os antigos, foi um nevão como antigamente”, afirmou Miguel Monteiro, comandante dos bombeiros de Montalegre, explicando que nevou com muita intensidade durante a noite.
O responsável explicou que os meios da Protecção Civil estão a desobstruir as estradas, apontando como zonas de maior preocupação as mais altas e montanhosas do concelho.
No terreno estão veículos limpa-neve dos bombeiros de Montalegre e da Protecção Civil Municipal, bem como tratores adaptados com pás e espalhadores de sal que estão ao serviço das juntas de freguesia.
Durante a manhã, a neve foi derretendo, mas o comandante disse que, por causa das previsões de neve até domingo, os meios vão estar em prevenção durante todo o fim-de-semana.
“Neste momento todas as vias estão transitáveis, a equipa da Protecção Civil já tem muita experiência e desde as 05:30 que estão no terreno a limpar as vias e a colocar sal, e estão em alerta para todas as ocorrências”, referiu a presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes. E afirmou: “Não é preciso ir à Serra da Estrela, quando temos aqui uma estrela que é a nossa Serra do Larouco”.
“Esta é a segunda serra mais alta de Portugal Continental e portanto, aqui, podem usufruir de muita neve para as crianças brincarem e os adultos recordarem os seus tempos de infância”, frisou Fátima Fernandes.
O IPMA emitiu avisos para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental e as previsões apontam para chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve, até ao fim da semana, ou seja domingo.