Visto para “nomadas digitais” introduzido em Portugal

Portugal tornou-se um paraíso para os “nómadas digitais”, com a introdução do novo visto que está disponível a partir de 30 de Outubro de 2022.

À muitos anos que Portugal era um sonho para os “nómadas digitais” em fazer parte da lista de países que oferece este tipo de vistos- desde as praias do Algarve à vibrante cidade de Lisboa-, Portugal é convidativo para todas as faixas etárias, desde reformados e investidores a empreendedores. É também um país com um custo de vida baixo, temperaturas agradáveis e próximo de um grande número de países europeus.

Cresceu em popularidade como destino de preferência não só para viagens de lazer mas também como destino de emigração, e destino de realocação depois da idade da reforma.

Apesar da pandemia ter ficado marcada na corrente turística de Portugal, criou a nova realidade do trabalho remoto e o país parece estar a tirar vantagem desse facto. Em julho, quando o Governo começou a considerar a proposta, a ministra Ana Catarina Mendes disse: “Portugal é um país de emigração e precisa de imigrantes, que beneficia dos imigrantes na questão da demografia mas também na questão da economia ou cultura”.

O visto vai estar disponível para pessoas que sejam empregadas fora de Portugal e que sejam capazes de apresentar um contrato de trabalho, impostos de residência e comprovativo de um salário médio mensal dos últimos três meses equivalente ao mínimo de quarto vezes o salário minímo em Portugal, mais ou menos, $2,730, uma média anual de $32,760 chegaria.

Para submeter a sua candidatura tem de ir ao site do Consulado Português ou ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do país. Tal como os cidadãos portugueses, que dispõe de certas regalias, os portadores deste novo visto poderão viajar livremente no espaço Schengen, um total de 26 países.

Este novo visto vai permitir a quem o tenha, de trabalhar numa empresa situada em Singapura, Reino Unidos ou Estados Unidos e ainda assim viver no lindo país que é Portugal.