Vladimir Putin admite não gostar da Wikipédia

O Presidente russo, Vladimir Putin, voltou a sublinhar a necessidade de criar uma enciclopédia digital alternativa à Wikipédia, uma plataforma que já foi criticada pelo Roskomnadzor, regulador russo das comunicações. “Recentemente, foram publicados artigos em massa na Wikipédia que divulgam informações pouco fidedignas sobre a operação militar na Ucrânia e as acções das Forças Armadas da Federação Russa”, acusou o organismo em Abril.

Numa reunião esta semana com Maxim Dreval, director da Znanie Foundation, uma instituição que desenvolve trabalho na área da educação, com o patrocínio do Kremlin, Vladimir Putin afirmou que a Wikipédia é uma enciclopédia limitada e que é necessário ter um projecto alternativo que seja “objectivo e relevante”, com informação “detalhada” e apresentada de uma forma apelativa. “Não podemos usar só a Wikipédia”, disse, segundo as transcrições da reunião publicadas no site do Governo russo.

Em resposta, o director da Znanie Foundation anunciou que está a ser “criada uma base de conhecimento” que se está a tornar uma alternativa ao site de pesquisa de informação.