VOLTA AO MUNDO EM 108 DIAS: Norte-americana bate recorde
Lael Wilcox, uma ciclista de “ultraresistência” dos Estados Unidos, conquistou um novo recorde mundial: é a mulher mais rápida de sempre a dar a volta ao mundo de bicicleta.
A atleta, de 38 anos, demorou 108 dias, 12 horas e 12 minutos para completar 29.169 km. Wilcox partiu de Chicago, a 28 de Maio, passou por 21 países em quatro continentes e chegou, novamente, à cidade norte-americana às 8 pm locais da passada quarta-feira.
De acordo com a ‘BBC News’, a ciclista fez um total de 14 horas de viagem por dia, conseguindo, assim, superar o recorde alcançado em 2018, que pertencia a Jenny Graham, ciclista da Escócia, cuja a mesma jornada durou 124 dias e 11 horas.
A anterior recordista referiu que passou o dia de ontem a torcer pela chegada de Wilcox: “É a coisa mais incrível ver mulheres lá fora a impulsionar o desporto da maneira que elas querem”, disse. “Sou uma grande fã”, confessou.
“Ela tem uma resistência física incrível, uma força mental e determinação absolutas para sair e fazer estes esforços extremos”, disse Anne-Marije Rook, editora da revista Cycling Weekly, dos EUA. “É um esforço tremendo conseguir fazer isto, dia após dia, durante 108 dias seguidos”, acrescentou.
A conquista de Lael será agora verificada para ser incluída no livro “Guiness World Records”.
Para este tipo de conquista entrar no Guiness, o atleta deve percorrer uma distância equivalente a 40.000 km – circunferência da Terra -, incluindo, além do percurso de bicicleta, os voos, o uso de transportes públicos e distâncias percorridas a pé para mudar de continente, por exemplo.