Voluntária portuguesa de New Jersey em acção solidária a favor da Ucrânia
Por HENRIQUE MANO | News Editor
A portuguesa Carla Almeida, natural de Aveiro e residente no estado de New Jersey, parte dia 10 deste mês de Portugal rumo à zona de conflito na Ucrânia – decidida a não cruzar os braços perante a crise humanitária que afecta aquele país da Europa, que provocou já mais de 4 milhões de refugiados.
Almeida, que faz voluntariado enquadrada na ONG (organização não-governamental) norte-americana ‘Love and Charity’, “que apoia esta minha deslocação”, fará a viagem com um grupo de mais três pessoas, voluntários de Castelo Branco “que já estiveram em Siret, na Roménia, e estão familiarizados com as rotas e o campo de refugiados”, conta a voluntária, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO.
Durante a pandemia, os bons samaritanos da ‘Love and Charity’ costuraram e doaram mais de 5 mil máscaras a hospitais e instituições diversas; os donativos recebidos, reverterão 100% a favor da operação em que agora estará envolvida – onde terão de ser alugadas 2 a 3 carrinhas para transporte de mantimentos, roupas e medicamentos. “Cada carrinha, com gasolina e portagens, deverá custar à volta de $1.700 dólares”, avalia.
Carla Almeida nasceu e cresceu em Aveiro, onde chegou a trabalhador como assistente social. Já nos EUA, onde é massagista terapeuta há mais de 6 anos, resolveu participar em campanhas de ajuda em países do Terceiro Mundo, tendo mesmo estado em Moçambique em 2013 numa acção humanitária.
Para ajudar a campanha de ajuda à Ucrânia, de onde trará refugiados para Portugal, vá à página Gofundme: https://gofund.me/9fd7329e
• Consulte o portal da Love and Charity: https://www.loveandcharityinaction.org/
Ou ligue para (908) 774-3936.