WEST HARTFORD, CT | Agente luso-americano ajuda idosa a salvar-se de incêndio e faz notícia

Do portal news.yahoo! ao diário ‘Hartford- Courant’, a proeza do luso-americano Miguel Godoy, da Polícia de West Hartford [www.westhartfordct.gov/town-departments/police], fez notícia um pouco por toda a imprensa no estado de Connecticut. Mas, para o agente de origem portuguesa, estava apenas a cumprir a sua missão…

“É para servir o público que seguimos esta carreira”, afirma Miguel Godoy, na entrevista que concedeu ao jornal LUSO-AMERICANO na es- quadra da Polícia de West Hartford, a que está vinculado. “E naquele dia não fiz mais que a minha obrigação”.

O episódio de bravura de Miguel Godoy ocorreu recentemente na Fuller Drive, em West Hartford; quando o agente chegou a uma casa em chamas, antes mesmo dos bombeiros, deu de caras com um jovem que pedia ajuda para salvar a avó de dentro da residência a arder. Pouco tempo depois, Godoy e o rapaz juntavam esforços para orientar a idosa dentro da sala-de-estar da casa, já totalmente envolta em fumo, retirando-a a salvo e sem ferimentos para a zona do jardim.

“Foi aí pela primeira vez que me apercebi da força que o fumo pode ter e mesmo desorientar uma pessoa”, afirma Godoy, que havia respondido a uma chamada vinda da linha 911 por volta das 10:30 da noite, enquanto patrulhava a área na sua viatura de trabalho.

Miguel Godoy nasceu em West Hartford, Connecticut; a mãe é imigrante de Mangualde e o pai, de quem herdou o nome e que uma doença do foro oncológico lhe roubou em 2011, era guatemalteco e trabalhara durante 27 anos como vendedor imobiliário na região. Depois de ter obtido um bacharelado em Comunicação, com ‘minor’ em criminologia, pela Central Connecticut State University, em Janeiro de 2016 juntou-se ao corpo de agentes de West Hartford.

Quando chegou ao local do incêndio, Miguel Godoy também se apercebeu de que, afinal de contas, até sabia quem era o jovem que pedia ajuda para salvar a avó… “Reconheci-o logo, era um amigo com quem tinha jogado ‘football’ quando andava no Hall High School”, conta.

A idosa, acrescenta, já respirava com dificuldade devido ao fumo e, apesar de ainda conseguir andar, teve de o fazer muita lentamente. Após a chegada dos bombeiros – “que fizeram um trabalho excelente”, sublinha Godoy, verificou-se que não havia nem feridos nem mais pessoas no interior da casa.

O episódio também mereceu uma publicação, feita pelo Capitão Michael Perruccio, na página do Facebook da Polícia de West Hartford.

“Devo acrescentar que a minha acção também se deve ao treino que recebemos quando nos preparamos para ser polícias”, afirma o agente Miguel Godoy, sem dúvida uma mais-valia na força policial deste município de Connecticut.

O administrador municipal de West Hartford, Matt Hart, também teve uma palavra de apreço para com Godoy: “Agradecemos a sua coragem e a forma rápida como interveio. É uma prova do seu carácter e da sua prontidão como polícia”.

Criada em 1920, a Polícia de West Hartford compreende nos dias de hoje cerca de 130 agentes e serve aproximadamente 63 mil moradores.