Winter Food Fest promove gastronomia dos 19 municípios da região de Coimbra

A Mealhada foi o concelho escolhido para acolher um festival gastronómico que, ao longo de três dias, promete valorizar produtos diferenciadores dos concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, bem como estimular a sua venda.

“O Winter Food Fest vai ser um momento de festa, de alegria, de convívio e, sobretudo, de promoção da qualidade dos produtos endógenos. Neste certame, que visa promover e dar a conhecer a qualidade dos produtos endógenos da nossa Região, celebramos as cores e os sabores do outono e do inverno”, disse o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Emílio Torrão.

Durante a conferência de imprensa sobre o Winter Food Fest, que terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, em pleno coração da cidade da Mealhada, Emílio Torrão sublinhou que este evento visa também combater a sazonalidade dos eventos gastronómicos.

“Todas as câmaras municipais vão tendo os seus eventos gastronómicos e a CIM tem a obrigação de congregar todos num único propósito, que é sentar todos à mesma mesa: a mesa da Região de Coimbra, uma mesa. O nome do evento está escrito em inglês precisamente para atrair turistas estrangeiros”, explicou.

Segundo o presidente da CIM Região de Coimbra, há muito que se percebeu que a gastronomia é “um fator agregador, para a unir, ainda mais, numa verdadeira região metropolitana de Coimbra”.

“Casamos a gastronomia com a tradição, com a identidade de cada lugar, com a identidade da região. E hoje, cada vez mais, temos uma identidade própria”, indicou.

No seu entender, nos últimos dois anos, Coimbra afirmou-se como uma região gastronómica, que tem uma estratégia “ancorada na valorização do território, das comunidades, afirmando a identidade”.

“Este festival de gastronomia de inverno tem a particularidade de, pela primeira vez, juntar 19 municípios, com uma mostra de cada um dos municípios, escolhida por cada um dos municípios e que, estrategicamente, cada um de nós, enquanto presidentes de Câmara, vai tentar promover”, esclareceu.

Na sua intervenção, o também presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, evidenciou ainda que “a região metropolitana de Coimbra está viva e come bem à mesa da região”.

“Come saudável e promove a dieta mediterrânica”, acrescentou.