WNBA: Chicago Sky batem Phoenix Mercury e conquistam título
As Chicago Sky, lideradas pela experiente Candace Parker, venceram, domingo, as Phoenix Mercury por 80-74 e alcançaram a sua terceira vitória nas finais da WNBA, sagrando-se campeãs da principal liga de basquetebol norte-americano feminino pela primeira vez na história.
As Sky haviam vencido o primeiro jogo por 77-91, em Phoenix, mas as Mercury responderam e venceram o segundo encontro por 91-86, no prolongamento.
No entanto, as Mercury já tinham perdido a vantagem casa que tinham à entrada para estas finais e agora seguiam-se dois jogos em Chicago.
Depois de vencer o primeiro desses dois por uns esclarecedores 86-50, as Sky procuravam fazer história neste próximo domingo, sob o olhar atento de uma Wintrust Arena completamente lotada.
Com o peso da desvantagem do seu lado, as Mercury, lideradas pela histórica Diana Taurasi e pela poste Brittney Griner, entraram melhor e mais fortes no ataque, chegando ao intervalo a vencer por 37-44.
O 3º período trouxe um pouco de mais equilíbrio entre as duas equipas, mas não impediu as Mercury de dilatarem um pouco mais a vantagem (nove pontos de vantagem).
Contudo, nada fazia esperar o que viria a seguir.
Com apenas mais dez minutos por disputar e a nove pontos de diferença, a resposta das Sky foi tremenda e conseguiram um impressionante parcial de 26-11, logrando em vencer por 80-74 e sagrar-se campeãs da WNBA pela primeira vez na sua história.
A nível individual, as principais figuras da partida foram a base Allie Quiigley (26 pontos), a extremo Candace Parker (16 pontos, 13 ressaltos, cinco assistências e quatro roubos de bola) e a extremo Courtney Vandersloot (10 pontos, nove ressaltos e 15 assistências), do lado das Sky, e Brittney Griner (28 pontos, sete ressaltos e um roubo de bola), do lado das Mercury.
Kahleah Copper, das Sky, foi considerada a MVP das Finais.