Xerife Armando Fontoura é candidato à reeleição
Armando Fontoura, o luso americano que desempenha as funções de xerife no condado de Essex desde 1990 é candidato à reeleição nas eleições do próximo mês de Novembro. Fontoura é o xerife mais antigo na história do condado de Essex, o maior e o mais activo departamento no estado, e é o líder da organização de xerifes do estado de Nova Jersey.
“Vivemos tempos difíceis”, referiu Fontoura. ‘Além das habituais ameaças à nossa segurança pública por meio de actividades criminosas, o nosso departamento têm desempenhado um papel vital na manutenção da paz, na sequência de grandes protestos e manifestações contra o racismo e durante os programas de teste e vacinação para combater uma pandemia mortal. Para muitos membros do nosso departamento, o turno de trabalho de 16 horas tornou-se uma norma e estou orgulhoso, honrado e privilegiado por liderar este departamento composto por agentes e funcionários trabalhadores e altamente dedicados. Enquanto muitos na nossa comunidade, devido à pandemia têm a possibilidade de trabalhar de casa, essa não é uma opção para este departamento”.
O anúncio da candidatura foi apoiado pelo director executivo do condado Joseph Divincenzo que referiu, “O condado de Essex tem sorte de ter um líder como Armando Fontoura durante estes anos. Por exemplo, durante o ano passado, o xerife Fontoura desempenhou um papel crucial e proeminente no combate ao Covid-19 no nosso condado. A cidade de Newark foi particularmente atingida pela pandemia global em curso, e o gabinete do xerife através do centro de administração em colaboração com o condado estabeleceu 146 locais para testes de Covid-19 e testaram mais de 44.000 residentes de Newark. O departamento do xerife também forneceu aos residentes de Newark, funcionários da linha de frente, funcionários da saúde e socorristas 87.552 máscaras N95, 246.471 máscaras KN95, 1.590.346 máscaras cirúrgicas, 133.037 protectores faciais, 98.559 aventais cirúrgicos e 761.323 pares de luvas de protecção, para além de ter sido crucial no planeamento e na coordenação dos 5 centros de vacinação no condado. Depois, o xerife Fontoura também oferece-nos uma vasta experiência que resultou em muitas iniciativas de segurança pública de sucesso. “
O anúncio da candidatura foi também comentado por individualidades como Donald Payne e Leroy Jones, que enalteceram as capacidades de liderança de Fontoura.
Ao longo dos anos, o xerife Fontoura delineou um departamento assertivo e capaz responsável por exemplo pela apreensão de Narcóticos em valores de dezenas de milhões
de dólares, confiscou milhares de revólveres, pistolas e rifles de assalto, para além de supervisionar o renomado esquadrão anti bombas do departamento, a unidade K-9 e o laboratório de balística.
O xerife Armando Fontoura também tem orgulho de ser reconhecido por seus esforços em áreas solidárias tendo colaborado na angariação de praticamente 1 milhão de dólares em nome de organizações como Greater Newark Fresh Air Fund, The Salvation Army, The United Way, The Star-Ledger Christmas Fund e Boys & Girls Clubs, entre outros
“Mesmo desempenhando este cargo há vários anos, parece que nosso trabalho está apenas a começar. Ainda temos um longo caminho a percorrer até chegarmos onde queremos e tenho a esperança que vamos conseguir”, referiu Fontoura.
Armando Fontoura é uma referência no meio das forças de segurança e também no meio político onde à muito se tornou um exemplo.
Quem é Armando Fontoura?
Fontoura foi nomeado xerife em 1990, eleito em 1991 e reeleito em 1994, 1997, 2000, 2003, 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018. Ele é o xerife mais antigo na história do condado de Essex .
O xerife Fontoura é graduado pela Academia Nacional de F. B. I. e pelo Instituto Executivo Nacional de F. B. I. Ele é o ex-presidente da Police Management Association e é um membro activo da International Association of Chiefs of Police e da National Sheriff’s Association.
Antes de sua eleição como xerife, Armando Fontoura subiu na hierarquia do Departamento de Polícia de Newark. Iniciou a sua carreira em 1967. Ao longo dos anos, Fontoura ocupou cargos de supervisão na Divisão de Patrulha e no Gabinete de Detectives. Trabalhou com o F. B. I. e foi posteriormente nomeado Director de Projecto do Centro de Atendimento às Vítimas de Violação Sexual (SARA).
A Divisão de Polícia do Condado de Essex foi adicionada ao comando do xerife Fontoura em 1997. O xerife Fontoura também supervisiona um dos esquadrões de detecção de bombas mais movimentados e activos da costa leste. O Esquadrão Bombardeiro do Xerife responde a cenas de crime, como o ataque a bomba em North Caldwell pelo notório Unabomber e o ataque terrorista ao World Trade Center.
O xerife Fontoura foi nomeado para servir no Conselho de Estratégia Anti-Crime da Casa Branca e no Fórum Nacional da Casa Branca sobre Controle de Drogas. Em 1993, o presidente Clinton designou o xerife Fontoura para se juntar a ele no pódio do Hospital Robert Wood Johnson em New Brunswick, enquanto os dois abordaram o impacto do crime violento no custo dos cuidados de saúde na América.
O xerife Fontoura dedica tempo e energia consideráveis a muitas causas cívicas e de caridade.
Ao longo de sua distinta carreira policial, o xerife Fontoura recebeu muitos prémios profissionais e cívicos. Essas homenagens incluem sua escolha pela NBC como o “Good Cop” da área metropolitana, o “Man of the Year” da UNICO, o Newark Jaycees “Law Enforcement Officer of the Year, o prémio de escoteiros” Good Scout “, The Star-Ledger’s” Jerseyan do ano ”e o “Prémio de Excelência ”do Thurgood Marshall Scholarship Fund.
Junto com sua experiência na aplicação da lei, Fontoura trabalhou anteriormente como professor no sistema de escolas públicas de Newark, depois de obter seu diploma de bacharel em educação no Newark State Teacher’s College, agora Kean University.
Morador em Fairfield, o xerife Fontoura e sua esposa, Mary, são pais de três filhas e foram abençoados com cinco netos.
Orgulhosamente Português.
Armando Fontoura é um homem orgulhoso das suas raízes portuguesas. Transmontano de nascimento, chegou a Newark e frequentou a escola da Lafayette Street, onde o Português era naquele tempo uma língua comum entre os alunos, devido a uma grande vaga de imigração.
Desde sempre se identificou com a cultura e as tradições portuguesas e ainda hoje é um apreciador nato das nossas tradições, da gastronomia à música, aos nosso usos e costumes.
Armando Fontoura fala fluentemente Português e continua a chamar ao Ironbound a sua casa, e aos seus residentes a sua gente.