Zelensky considera ausência dos EUA como “aplauso para Putin”
Volodymyr Zelensky advertiu esta terça-feira que a ausência do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, da conferência de paz prevista para Junho “vai ser um aplauso para Putin”.
Questionado sobre as expectativas para a Conferência de Paz que está a ser organizada pela Suíça, em Junho, Zelensky disse que “tudo depende do quão resolutos estão os líderes mundiais” com o fim da invasão russa.
“Queremos saber se querem um cenário de paz completa ou se estão confortáveis com esta realidade”, acrescentou Zelensky.
“Sabemos que os Estados Unidos da América apoiam a conferência, mas não sabemos a que nível. Com todo o respeito, para todos nos EUA, que nos assistiram muito, mas agora a situação é muito simples: há uma cimeira de paz organizada por todo o mundo e eu acredito que o presidente Biden tem de estar lá”, completou.
Zelensky advogou que os outros países “avaliam a reacção dos EUA” e a “ausência de Biden vai ser um aplauso” para o chefe de Estado da Rússia.
O presidente ucraniano insistiu que “é difícil prevalecer só com armamento”, que é imprescindível para o país “não ser completamente ocupado”, mas o apoio político é o único que pode demonstrar que há um bloco que faz frente às pretensões de Putin.