COMUNIDADE LUSA DE MANHATTAN SÓ CONTA AGORA COM UMA MERCEARIA PORTUGUESA
🖋Por HENRIQUE MANO
A comunidade portuguesa de Manhattan conta agora com menos um estabelecimento de porta aberta: a conhecida mercearia ‘M&M’, que esteve inúmeros anos numa das esquinas mais movimentadas do bairro de SoHo (a Sexta Avenida junto à Broome Street), fechou para sempre.
Outrora ponto de encontro da então pujante presença lusa na região, a ‘M&M’, que pertenceu ao português Virgílio Branco, tem agora o seu interior completamente vazio e cartazes a anunciar a sua disponibilidade de aluguer…
A baixa de Manhattan, que chegou a contar com duas associações lusas (mais tarde consolidadas numa só) e até uma escola de língua portuguesa, a ‘Luís de Camões’, vê-se reduzida a apenas uma mercearia em mãos portuguesas – de que haja registo: a ‘M&O’, na Thompson Street, junto à Prince.
“Chegaram a existir cinco delis só aqui nesta área”, nota o luso-descendente Steven Carneiro, de 42 anos, proprietário desde 2008 da ‘M&O’. “Agora consta que estamos apenas nós”.
Carneiro nasceu na ex-Rodésia (hoje Zimbabué), filho de pai transmontano de Curalha e de mãe rodesiana. Os Carneiro emigraram para a América quando Steven tinha cerca de 6 anos e estabeleceram-se em New Jersey.
No pico da pandemia, a ‘M&O’ nunca fechou portas, diz Steven Carneiro. “Não deixámos os nossos clientes nem os moradores do bairro sem acesso aos nossos produtos”, afirma. “Aliás, eu vivo em Brooklyn e vinha todos os dias para abrir a loja e só estava eu para trabalhar; na altura, ninguém queria atender público”.
O ‘M&O’, que em tempo COVID funciona das 7:00 da manhã às 10:00 da noite, é um pequeno oásis de produtos portugueses no coração de SoHo: entre a selecção ‘Made in Portugal’, há queijos, enchidos, enlatados (atum e sardinhas), refrigerantes, azeite, águas, bolachas, pão fresco todos os dias e até o maior e o mais antigo jornal de língua portuguesa nos EUA, o ‘LUSO-AMERICANO’.
“Ainda temos muita clientela portuguesa”, sublinha Steven Carneiro. “Quanto aos americanos, procuram muito os enchidos, o pão e o piri-piri”.
Carneiro reconhece que a situação não é fácil, “as rendas são elevadíssimas. É muito difícil manter porta aberta, mas enquanto pudermos, estaremos aqui”.
Uma das mercearias que fechou portas há alguns anos, a ‘Grand Street Deli’, pertencia aos casais Tiago e Branco. “Tivemos a primeira deli na Spring Street, durante uns 12 anos, a ‘Mart Deli’”, diz a antiga co-proprietária Alcina Tiago, agora radicada em Portugal. “Depois abrimos a da Grand Street, chamada ‘Grand Street Deli’, que esteve de porta aberta outros 15 anos”.
🛒’M&O’ MARKET & DELI
Onde fica?
124 Thompson St.,
☎️New York, NY 10012
(212) 477-8222