❝À NASCENÇA, OS MÉDICOS DERAM-LHE 20 ANOS DE VIDA. E HOJE ESTAMOS TODOS AQUI A CELEBRAR OS 50❞

Por HENRIQUE MANO

Quando nasceu, “com muitos problemas de saúde”, os pais do luso-americano Billy Coutinho ouviram dos médicos o que nenhum progenitor deseja: “disseram-nos que não chegaria aos 20 anos. E hoje estamos aqui todos a celebrar os 50!”, afirma Maria Coutinho, visivelmente emocionada, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O grupo de familiares e amigos na missa na Igreja da Epifania, em Newark

Quiçá por isso a celebração do meio século de vida deste ser muito especial, Billy Coutinho, tenha sido exactamente isso: uma exaltação à VIDA. Ao seu amor pelo próximo, à força com que vai ultrapassando os obstáculos de saúde que se lhe deparam pelo caminho nesta caminhada com síndrome de Down sempre tanto cheia de imprevistos.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Billy Coutinho com os familiares mais próximos na festa do seu 50.º aniversário

Billy Coutinho nasceu a 11 de Agosto de 1972, no Hospital Saint James, em Newark, filho dos emigrantes Maria e Bernardino Coutinho, naturais de Marco de Canaveses, distrito do Porto. “Na família do meu marido já se registavam estes problemas genéticos há 5 gerações e o Billy nasceu com vários problemas de saúde”, nota Maria Coutinho, por si só – tal como o falecido esposo, o Comendador Bernardino Coutinho – uma figura icónica da vida portuguesa no estado de New Jersey.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A apagar as velas do bolo de aniversário

Mas… não se espere que Billy ou a família encarem a sua condição como algo fora do comum. “Ele tem uma atitude muito positiva e ensina-nos sempre algo novo a cada dia que passa, mais do que tudo aquilo que nós possamos ensinar a ele”, garante a mãe. “Apesar de todas as questões de saúde que enfrenta, diz sempre: não se passa nada.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A deputada estadual Eliana Pintor-Marín fez questão de lhe dar os parabéns

No dia 11, numa unidade de restauração no Ironbound, após uma missa em sua homenagem na Igreja da Epifania (celebrada pelo Pe. Lauro Sedlmayer), várias dezenas de familiares e amigos assinalaram a passagem do seu 50.º aniversário, vendo um filme editado pela sobrinha Emily e brindando ao seu espírito positivo.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Billy Coutinho e os irmãos Albert Coutinho e Helena Gonçalves

“É uma bênção para todos nós”, sublinha o irmão, Albert Coutinho. “Queria, em nome da família, agradecer a todos por estarem aqui nesta data tão significativa; vocês sabem bem tudo o que o Billy representa e o sentimento que todos nós temos por ele. Agradecemos do fundo do coração a vossa presença. Que Deus lhe dê muitos mais anos de vida e, por extensão, nos abençoe também a nós.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *