❝LUDLOW, MA É UMA COMUNIDADE FRATERNA, QUE DEMONSTRA MUITA SOLIDARIEDADE PARA COM OS OUTROS❞

Por HENRIQUE MANO | News Editor | Ludlow, MA

Há exactamente seis meses, o padre Pedro de Oliveira, natural da cidade de Ponta Delgada, São Miguel (Açores), assumia as rédeas da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Ludlow, MA – substituindo o também português Vítor Oliveira. Deixando uma pequena igreja na zona costeira de New Jersey, o religioso passava a ter sob seu comando uma das mais dinâmicas comunidades católicas dos Estados Unidos e até mesmo da diáspora, cuja festa anual em louvor or de N.ª Sr.ª de Fátima (que chega a reunir mais 50 mil pessoas) vai em 2023 na sua 75.ª edição.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Pe. Pedro de Oliveira chegou a Ludlow, MA há 6 meses, proveniente de New Jersey

Indagado pelo jornal LUSO-AMERICANO sobre a sua adaptação a esta zona do sudoeste de Massachusetts, o Pe. Pedro de Oliveira diz estar “contente com o grande amor que o nosso povo português [de Ludlow] tem demonstrado para comigo”, demonstrando-lhe “muito amor e afeição. Estou a sentir-me bem acolhido e bem-amado por toda a comunidade católica e não só.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Winsor Street, em Ludlow, MA

Descrevendo Ludlow e a sua gente, o Pe. Oliveira acrescenta: “é uma comunidade muito humilde, fraterna, que demonstra muita solidariedade para com os outros. Eu tenho visto  que se reúnem uma vez por mês para fazer uma refeição para dar aos pobres. É uma comunidade muito rica em fé, em espiritualidade, acolhedora, mas também uma comunidade que põe em prática a sua fé, especialmente na solidariedade e amor que demonstra para com os menos favorecidos.”

❝É UMA COMUNIDADE MUITO RICA EM FÉ, EM ESPIRITUALIDADE, ACOLHEDORA, QUE PÕE EM PRÁTICA A SUA FÉ❞

⤻Pe. Pedro de Oliveira

Igreja N.ª Sr.ª de Fátima

O Pe. Vítor de Oliveira também confessa ter sido “emocionante estar aqui pela primeira vez dirigindo a paróquia durante a festa de N.ª Sr.ª de Fátima, que creio ser a segunda festa maior deste estado.” E sublinha a “muita preparação dos nossos queridos voluntários, mais de 150 voluntários, que, durante muitos meses – com muito amor, empenho e alegria. Todo o seu sacrifício é pelo amor à mãe do Céu, a Virgem Maria N.ª Sr.ª de Fátima.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Pe. Pedro de Oliveira e o frei Luiz Fernando Lima Rangel

Ainda sobre os preparativos para a festa do último verão, a primeira em que esteve como pároco local, diz, com pitada de humor: “também chorei junto com eles a cortar cebolas. Estou tratando, como pároco deles, de aliviar um pouco o seu sacrifício, junto com o frei Luiz Fernando Lima Rangel, vicário paroquial, de ser um peregrino entre eles.Somos a nova liderança da igreja, mas queremos ser igual a eles, não queremos ter tratamento especial.”

E conclui: “É uma grande alegria estar aqui, tendo esta experiência de convivência com o povo; estive um pouco nervoso neste primeiro ano, mas Santa Jacinta sempre nos recordava: “não tenhas medo, confia na Nossa Senhora e na sua protecção.” Com um povo tão amável e tão bom, estou seguro que vamos ser uma boa equipa para promover o Reino de Deus aqui em Ludlow por meio do Imaculado Coração de Maria.”

⛪️PE.PEDRO DE OLIVEIRA | Perfil

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO

➢Pedro Miguel Arruda de Oliveira pertencente à Ordem Franciscana ‘Os Frades Menores Conventuais’.

➢Nasceu no Hospital de Santa Clara, Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores, mas criou-se na freguesia de Santo António, Além-Capelas.

➢Tinha 5 anos de idade quando os Oliveira emigraram para Fall River, no estado de Massachusetts, onde cresceu e descobriu (ao frequentar o Diamond Regional Tech High School) o gosto pela carpintaria.

➢Optando mais tarde pela vida religiosa, fez 4 anos de estudos filosóficos em St. Hycinth College & Seminary, em Granby, MA. Depois do curso de Teologia no Washington Theological Union, em Washington, DC, ainda lecciona numa escola em Baltimore.

➢É ordenado padre na Igreja da Imaculada Conceição em Trenton, NJ, e colocado em Brooklyn, NY, na Most Holy Trinity, onde começa a sua trajectória no mundo ecuménico.

➢Iria depois para a St. Peter’s Church, em Point Pleasant Beach, em New Jersey, onde esteve até ter sido enviado para Ludlow, em Julho de 2022.