40.º aniversário da Associação Regional Caldense

O 40.º aniversário da Associação Regional Caldense (A.R.C.), sediada em Newark, NJ, sob a presidência de Jorge Ventura, este ano foi festejado também em West Palm Beach, estado norte-americano da Flórida.

Para isso, esta prestigiosa associação benemérita convidou uma delegação do concelho de Caldas da Rainha, composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Marques, o vereador Daniel Rebelo e os Presidentes de Junta, de Landal, Armando Monteiro, e de Salir de Matos, Flávio Jacinto.

No dia 3 de Novembro, a comitiva fez uma visita informal à PACS (Portuguese-American Cultural Society), onde jantaram e conviveram com um bom grupo de conterrâneos. No sábado, 4 de Novembro, no restaurante português “Ibéria”, realizou-se um jantar de confraternização para celebrar os 40 anos da Associação Regional Caldense, onde foram oferecidas placas comemorativas a vários convidados, houve discursos e serão dançante. Em declarações ao nosso jornal, o presidente da A.R.C., Jorge Ventura, afirmou: “a ideia de virmos celebrar à Flórida esta data teve como intenção fazermos algo diferente. Somos uma associação regional e temos celebrado quase sempre esta data festiva em Elizabeth e em Newark. Mas, este ano, convidámos o Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e alguns autarcas e resolvemos vir ao encontro das comunidades caldenses da Flórida”.

O líder associativo considerou a digressão à Flórida como “bastante positiva, porque a finalidade da nossa associação é a de confraternizar com todos os caldenses radica- dos nos EUA, e, além disso, angariar fundos para o nosso programa de bolsas de estudo. Durante estes quarenta anos” – frisou – “já oferecemos mais de cem mil dólares a estudantes caldenses prestes a entrar para a universidade. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, este ano, contribuiu com duas bolsas de estudo no valor de 1.200 dólares. Finalmente, agradeço toda a amizade e carinho com que os nossos portugueses nos receberam na Flórida”.

A acompanhar esta delegação, esteve também João Carlos Costa, popular homem da rádio e televisão, que, entre diversos projetos, é autor do livro a “Décima Sétima Freguesia”, que conta a história da A.R.C. “Fomos muito bem recebidos e acarinhados, a Flórida é um estado muito bonito e esta zona é incrível, com um clima aprazível, com um mar azul fantástico, com bonitas casas e barcos”. Na sua intervenção, o Presidente da Camara das Caldas da Rainha, Vítor Marques, agradeceu o convite e salientou a importância destes encontros entre a terra-mãe e os emigrantes, que servem “para cimentar amizade e maior conhecimento da nossa diáspora, que, mesmo longe da sua terra, continua a manter bem viva as tradições portuguesas”.

Agradeceu aos autarcas a disponibilidade de acompanharem esta embaixada e, em nome dos caldenses de lá, trás um grande abraço. Terminou agradecendo todo o carinho e amizade com que a comunidade portuguesa da Flórida os receberam. “Quando forem a Portugal, e visitarem as Caldas da Rainha, contem connosco para fazer tudo o que for necessário para uma visita agradável”, reiterou.