FC PORTO: ‘Dragões’ vencem e regressam à ‘final four’
O FC Porto apurou-se quarta-feira pela quinta ocasião para a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o também primodivisionário Gil Vicente nos quartos de final, por 2-0, agendando encontro com o ‘secundário’ Académico de Viseu.
No Estádio do Dragão, no Porto, os tentos do brasileiro Galeno, logo aos três minutos, e do iraniano Mehdi Taremi, aos 68, ambos a passe de Otávio, conduziram os campeões nacionais à 11.ª presença nas meias-finais, cinco das quais já no formato de ‘final four’, que tem vigorado desde 2016/17 e não contou com o clube ‘azul e branco’ em 2021/22.
O FC Porto selou o êxito com o Gil Vicente em inferioridade numérica, devido à expulsão com duplo cartão amarelo de Danilo Veiga, aos 63 minutos, e quebrou o ciclo invicto do finalista derrotado da Taça da Liga em 2011/12 ao quarto desafio na ‘era’ Daniel Sousa.
Os ‘dragões’ vão defrontar o Académico de Viseu, da II Liga, na final four’ da 16.ª edição da prova, que decorrerá pela terceira época seguida em Leiria, de 24 a 28 de Janeiro de 2023, almejando ‘vingar’ as decisões perdidas em 2009/10, 2012/13, 2018/19 e 2019/ 20.
À imagem da goleada caseira sobre o Vizela (4-0), na terceira e última ronda da primeira fase, os anfitriões entraram a vencer na primeira ocasião gerada, ao terceiro minuto, com Otávio a lançar o ‘tiro’ certeiro de Galeno na cobrança rápida de um livre a meio-campo.
A jogada começou por ser anulada por fora de jogo, numa decisão revertida com recurso ao videoárbitro (VAR), que conferiu conforto madrugador à equipa de Sérgio Conceição, cujo ‘onze’ inicial teve como novidades o médio internacional português e Mehdi Taremi.