NEWARK | S.C.P. fez entrega de número recorde de bolsas de estudo
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O Sport Club Português de Newark, a mais antiga agremiação lusa no estado de New Jersey, fez a semana passada a entrega de 28 bolsas de estudo a alunos da Escola “Luís de Camões” – que lhe está associada. O montante total de 10 mil dólares é uma ajuda importante que alguns pais poderão utilizar no pagamento das propinas.

O jantar de atribuição de premidos decorreu no salão nobre da colectividade, no Ironbound, com a participação do cônsul-geral de Portugal em Newark, Luís Sequeira, do vereador Michael Silva, da presidente Helena Vinhas, do presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jack Costa, do empresário Tony Pereira (e patrocinador de uma das bolsas) e de dois membros da Comissão de Imóveis – Luís Nogueira e Jack Couto, que gerem a comissão de atribuição das bolsas.

“Há já cerca de 12 anos que atribuímos de 20 a 25 bolsas por ano, mas em 2022 chegámos ao recorde de 22 bolsas”, avalia Jack Costa, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANo. “As bolsas têm como objectivo permitir que todos os alunos possam ter acesso ao ensino do português na nossa escola; sabemos que nem sempre é fácil para os pais manterem os filhos na escola e, desta forma, fazemos-lhes chegar uma pequena ajuda. A equipa da Comissão de Imóveis trabalha com os patrocinadores na busca dos apoios necessários para que tudo isto seja possível.”

Este ano, foi também criada uma bolsa de estudos em homenagem a uma voluntária de longa data do S.C.P. que faleceu, Fernanda Ferrão.

Com a COVID, explica Jack Costa, a “Luís de Camões” registou uma queda de cerca de 75% no número de alunos matriculados; o fosso passou, entretanto, para 50% em relação a 2019 e há ainda muito trabalho a fazer.

“É um projecto para continuar, que acho espectacular”, afirma a presidente Helena Vinhas. “Gostaria de dar os paragem aos pais pelo sacrifício que fazem em trazer os filhos à escola, oferecendo-lhes a oportunidade de aprender português. Estas bolsas só são possíveis mercê do trabalho da Comissão de Imóveis e da generosidade dos nossos patrocinadores, a quem também agradeço.”

Uma das recipientes, a jovem Kayla Kosko, natural de New Jersey e com origens em Mortágua, frequenta uma escola católica do sistema americano de ensino e é bolseira da “Luís de Camões” pelo 3.º ano consecutivo. “A dança e a fisioterapia fazem parte dos meus planos de carreira e esta bolsa inspira-me a fazer mais e a continuar a aperfeiçoar os meus conhecimentos de português e da cultura e história das minhas origens”, diz ao jornal LUSO-AMERICANO. “Para além de que, em termos profissionais, é muito importante saber mais que um idioma.”

Ao dirigir-se aos alunos, o vereador Michael Silva contou que se arrepende, hoje, em perspectiva, de não ter aceitado a oferta dos pais de aprender português quando terra miúdo – “ao contrário do meu irmão. Mas tive sempre o interesse de aprender a língua dos meus pais e, para isso, recorria ao jornal LUSO-AMERICANO, que os meus pais compravam, onde fui aprendendo a ler e a saber o que significavam as palavras.”

BOLSEIROS DO S.C.P. DE 2022
Leonor Jardim (Investors Bank); Cristiano Martins (Investors Bank); Leónidas Escada (Investors Bank); Kayla Kosko (Luso-American Fraternal); Emanuel Garcia (Clifford Associates); Emily Rocha Santos (Investors Bank); Amy Lopes Salvador (Evaristo Cruz Foundation); Briana Aurora Carvalho (TAP); Pedro Guimarães (Glotrac Builders); Davide Rocha (Memory of Fausto A. Simões); Alexander S. Martins (John Airoso); Sophia Vera (Window 25); Sophia Costa (Memory of Maria F.); Sarah Vieira (The Print Post); Sasha Lopes (Continental Hardware); Mariana Caspão (Tertúlia Club); Valentina Martins (T.T.G. Management); Paulo Lopes Salvador (Santos Florist); Rosa Soares (Lusitania Savings Bank); Briana Rodrigues (Provident Bank); Rafael Monteiro (The Print Post); Alyssa Perdiz (vereadora Eliana Pintor-Marín); Gabriel Costa (M.S.M.R. Comp.); Sofia Isabel Salgado (Teixeira’s Bakery); Victor Guimarães (JPS Collision); Joana Teodósio (Concrete Systems); Carolina Lopes Salvador (Dark Wood Builders) e Adriana Ferreira da Silva (Capa Construction).





Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Jack Costa e Jack Couto na apresentação da bolsa em memória de Fernanda Ferrão

















