FC PORTO-SPORTING: ‘Leões’ acertam nos postes e deixam escapar a Taça
O FC Porto conquistou, sábado, a sua primeira Taça da Liga de futebol, ao vencer o Sporting, por 2-0, na final, em Leiria, com golos de Stephen Eustáquio, consentido por Adán, e Marcano, já em superioridade numérica.
O médio internacional canadiano Stephen Eustáquio deu vantagem aos ‘azuis e brancos’, logo aos 10 minutos, numa ‘oferta’ do guarda-redes do Sporting, enquanto o defesa central Marcano marcou o golo da confirmação, aos 86, depois da expulsão do avançado ‘verde e branco’ Paulinho, aos 72, após dois lances com Otávio.
Rúben Amorim, que procurava o quarto ceptro seguido na prova, o terceiro pelo Sporting, fez regressar o espanhol Pedro Porro à ala direita e Gonçalo Inácio no centro da defesa, enquanto Sérgio Conceição, para tentar o seu primeiro título, promoveu ao ‘onze’ Taremi e Galeno, relativamente aos jogos das meias-finais.
Depois de um arranque de final equilibrado, perante quase 20 mil espectadores, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, o FC Porto ‘desbloqueou’ o encontro, aos 10 minutos, ao conseguir chegar à vantagem, no primeiro remate à baliza.
Stephen Eustáquio, à entrada da área, de zona frontal, após Pepê ter deixado Coates caído na linha de fundo, ‘disparou’ colocado, mas a bola do canadiano passou entre as mãos do Adán.
O FC Porto protagonizou os dois primeiros remates da segunda parte, com um desvio de Otávio por cima da baliza ‘leonina’ e o golo da confirmação do triunfo, de Mar-cano, já aos 86, correspondendo de cabeça a um cruzamento da direita, perto da linha final, de Pepê, para o central que estava sozinho, na pequena área.