ELIZABETH, NJ | Programa completo da 45.ª edição dos festejos do Dia de Portugal
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O Portugal Day Committee da cidade de Elizabeth, no estado de New Jersey, divulgou o programa completo das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades nesta região. Os festejos já se efectuam desde 1978 pelo que chegam este ano à sua 45.ª edição!
Estão agendados preciosamente dez eventos – em combinação perfeita com o 10 de Junho. O programa arranca dia 8 de Março com a cerimónia de im posição de faixas aos “marshal” e a abertura de uma mostra cultural subordinada ao tema “Castelos de Portugal” (ver caixa nesta página).
A 19 de Abril, realizar-se-á o muito concorrido concurso para a eleição da Miss Dia de Portugal, a ter lugar no PISC a partir das 6:30 da tarde.
Segue-se, a 20 de Maio, o concurso de pesca no Warinanco Park da cidade de Roselle, a arrancar às 9:00 da manhã.
No dia seguinte, poderá participar numa excursão pela cidade de Elizabeth e conhecer os seus tesouros históricos; terá saída do edifício da Câmara Municipal às 7:30 AM (50 Winfield Scott Plaza).
O Torneio de Golfe no Galloping Hill Golf Course, no 3 da Golf Drive em Kenilworth, é a 23 de Maio.
O mês de Junho começará com a simbólica cerimónia do içar da bandeira na “City Hall”, no dia 2, pelas 7:00 da noite; no dia seguinte, 3, faz-se o “Soccer Shootout” no Warinanco Park.
Nos dias 3 e 4 de Junho há arraial no PISC (409 Rt. 1 & 9), com muita diversão e gastronomia.
Também dia 4 é altura para a grandiose Parada do 10 de Junho, que sairá da Union Square Plaza em direcção ao PISC.
A data para a missa do Dia de Portugal na Igreja Nossa Senhora de Fátima fica com data por determinar.
Lembre-se que a Comissão do Dia de Portugal em Elizabeth é presidida por Jorge Costa, que ocupa o cargo pelo segundo ano consecutivo.
Para mais informações é favor ligar para o número de telefone (973) 477-0190; enviar email para: [email protected] ou aceder ao portral www.ElizabethPortugalDay.com.
CERIMÓNIA DE IMPOSIÇÃO DE FAIXAS
O Portugal Day Committee da cidade de Elizabeth, no estado de New Jersey, faz dia 8 de Março próximo (a uma quarta-feira) a cerimónia de imposição de faixas aos seus “marshal” para o ano em curso.
A cerimónia decorrerá no PISC (600 Grove Street) a partir das 7:00 horas da noite, com a presença de Maria Almeida (“Grand Marshal”), Luís Frech (“Honorary Grand Marshal”) e de familiares de Mário Rodrigues (“Marshal” a título póstumo).
Na mesma ocasião, sera inaugurada a exposição “Castelos de Portugal”, havendo uma recepção com comes-e-bebes.
Para mais informações, é favor contactar Maria Torres pelo número de telefone (908) 267-2444 ou aceder ao portal: www.elizabethportugalday.com.
GRAND MARSHAL: Maria Almeida
Maria do Rosário Cirne Henriques da Fonseca Almeida nasceu a 16 de Maio de 1968 em Bunheiro, Murtosa, filha de Maria de Apresentação Bastos Cirne e do já falecido Manuel José Oliveira Henriques da Fonseca. É irmã de Pedro da Fonseca, casado com Idalina, e do falecido Manuel José Fonseca.
Maria Almeida emigrou para os EUA aos 18 meses de idade, com o pai, que esteve também na Venezuela, sempre à procura de melhores condições de vida para a família. Está desde então radicada em Elizabeth.
Em pequena, frequentou a Escola “Amadeu Correia” do Portuguese Instructive Social Club (PISC), de que o pai foi sócio muitos anos. Frequentou igualmente a Igreja N.ª Sr.ª de Fátima, na mesma cidade.
Os pais incutiram sempre nela o amor e o respeito pela cultura portuguesa e pelas origens lusas, fazendo-lhe ainda ver o valor do trabalho voluntário.
Formou-se pelo Liceu de Elizabeth e fez parte da turma de alunos com talentos especiais na John E. Dwyer Academy, em 1984.
Está há 19 anos afecta ao Comité escolar da Cidade de Elizabeth, onde presentemente é secretária de administração da Juan Pablo Duarte – José Julian Martí School N.º 28. Fá-lo com alto sentido de responsabilidade, assumindo também o papel de defensora de alunos e encarregados de educação.
É uma mulher muito dedicada à comunidade portuguesa, a Deus e à fé, à família e amigos – causas a que tem dedicado incontáveis horas, tornando-se para muitos uma mentora a seguir. Membro activo da Igreja N.ª Sr.ª de Fátima, ensinou catequese de 1999 a 2014 e também deu aulas de educação de adultos. Foi líder no movimento escutista junto da Troop 101 de 2004 a 2014 e esteve 9 anos no Conselho Paroquial.
Fez parte do Grupo de Jovens da igreja of Our Lady of Fatima Church (mais tarde Elizabeth Youth Soccer – EYS), de 2000 a 2014. Foi secretária do mesmo 4 anos e Presidente por uma década. E treinadora-adjunta e árbitra grávida de 9 meses! Com o seu envolvimento, este grupo cresceu consideravelmente.
Tem sido igualmente peça fundamental junto do Elizabeth Portugal Day Committee (PDC) desde 1999, tendo já exercido os cargos de tesoureira e Presidente (2019-2021). Na mesma altura, teve a seu cargo a campanha “Make Portuguese Count” na zona, lançada pelo Portuguese American Leadership Council of the United States (PALCUS) para que a comunidade participasse com vigor no recenseamento populacional.
Está casada há 34 anos com José Manuel Pereira de Almeida e tem três filhos: Manuel (casado com Lorina Caçoilo Almeida), Nicholas e Matthew, de quem tem profundo orgulho. Tal como é avó de duas meninas, Celina e Camila, que lhe enchem o coração de amor e afecto.
MARSHAL A TÍTULO PÓSTUMO: Mário Aguiar Rodrigues
Mário Aguiar Rodrigues nasceu a 4 de Maio de 1937 no município de Batalha Distrito de Leiria. De 8 irmãos, 6 estão vivos (Diamantina, Rogério, Fernando, Maria, João e António). Era filho de Manuel Pitada Rodrigues e Violante Pereira de Aguiar.
Estudou na Escola Primária “Nuno Álvares Pereira”, em Batalha, Leiria. Ao atingir a idade própria para fazer a tropa, o que era um dever obrigatório do bom cidadão, alistou-se no serviço militar na Infantaria 7 em Leiria. Depois de cumprido o tempo militar, voltou para o seu emprego de alfaiate, onde já antes tinha trabalhado como aprendiz, até que se profissionalizou.
A 25 de Abril de 1966, contrai matrimónio com Maria do Céu Rodrigues. A 4 de Setembro de 1966, nasce Paulo José Rodrigues, sendo este o único filho que este casal optou por ter.
Mário foi um dos membros fundadores do Clube “Casal do Mara”, na Batalha. Procurando melhor vida para si e sua família, decidiu então emigrar. A sua opção foi os Estados Unidos, o que veio a acontecer em Setembro de 1969. Aqui, radicou-se na cidade de Elizabeth, New Jersey. Seis meses, já empregado, trouxe esposa e filho para junto de si.
Como alfaiate, começou a trabalhar na companhia Roots, em Red Bank, NJ, uma das maiores companhias de serviço de alfaiataria no País. Passaria depois pela Polo, Nordstorm e, finalmente, terminou a sua carreira na Joseph A. Banks, aos 65 anos. Porque era um bom profissional, a companhia pediu-lhe que trabalhasse “part-time” – o que fez até aos 72 anos.
Em Elizabeth, dedicou muitas horas ao voluntariado, na Igreja Nossa Senhora de Fátima envolvido, Boy Scouts (Troop 101, onde foi um dos primeiros membros, como secretário). No Portuguese Instructive Social Club (PISC), foi voluntário no bar e na cozinha, ou onde fosse preciso – especialmente em festivais e cerimónias. Já na Escolar da Escola “Amadeu Correia”, foi director. E fê-lo sem nunca esquecer as esposa e o filho.
Um homem HUMILDE, com um coração muito GRANDE.
MARSHAL HONORÁRIO: Luís Frech
Luís Frech nasceu a 21 de Dezembro de 1961 em Manágua, a capital da Nicarágua. O pai, Jacobo Abraham Frech, era de origem árabe e a mãe, Luisa Emilia Morales, nicaraguana.
Depois de ter frequentado uma escola católica e o Instituto Pedagojico La Salle, em 1972 viu-se obrigado a emigrar para os EUA pela primeira vez em consequência de um sismo que destruiu grande parte de Manágua.
Continuaria os seus estudos em São Francisco, na Califórnia, para depois regressar à Nicarágua.
Com a guerra civil de 1978, volta para a América, ficando-se em New Jersey e logo se matriculando na Kean University. Enquanto estudava, trabalhou para diferentes firmas de arquitectura – TAMS Engineers and Architects (Manhattan, NY), James Guerra Architects (Elizabeth, NJ) e UTHENIC Interior Design and Space Planning (Elizabeth, NJ).
É presentemente um dos três sócios da Zen Architecture and Engineering, LLC., com sede em Elizabeth, NJ. A empresa dedica-se a todo o tipo de projectos residenciais e comerciais na Costa Leste. Nessa capacidade, a firma tem colaborado tanto com o PISC como com a Igreja N.ª Sr.ª de Fátima.
Hoje é membro honorário do PISC e “compadre” activo na Academia do Bacalhau de New Jersey.
Está casado com Patricia Reyes Thompson, de quem tem 3 filhos: Eduardo, Abraham e Patricia. Eduardo formou-se pela Kean University e trabalha na Zen Architecture como gestor de projectos e agente imobiliário. Abraham está a formar-se como quiroprata pela Palmer College of Chiropractics, terminando o curso em October de 2023. Patricia frequentou a Rutgers University na área de Biologia e quer agora seguir medicina.
Tanto Luís como toda a sua família estão muito envolvido na comunidade portuguesa, de que se sentem parte e para a qual muito têm contribuído.