Mimicat é a grande vencedora do concurso Festival da Canção 2023
Mimicat vai representar Portugal no Festival Eurovisão, que decorre em Liverpool, Inglaterra, em Maio, com o tema “Ai Coração”. A canção chegou ao fim da votação do júri empatada com a música “A Festa”, de Edmundo Inácio, e foi o voto do público que lhe deu a vitória Mimicat, alter ego da compositora e intérprete Marisa Mena, de 38 anos, natural de Coimbra, compôs este tema em 2014, ano em que lançou o seu primeiro álbum, For You, e tirou-o “da gaveta” agora, submetendo-a a avaliação para esta 57.a edição do Festival da Canção, onde a maioria das músicas a concurso foram compostas a convite da RTP. A artista já tinha participado numa das semifinais do festival, em 2001, na época com outro nome artístico, Izamena.
A primeira semifinal do Festival Eurovisão acontece dia 9 de Maio e a final dia 13. O certame deveria realizar-se na Ucrânia, vencedora da edição anterior (com a canção Stefania, do grupo Kalush Orchestra), o que, naturalmente, é inviável dado o país continuar a ser cenário de guerra. Inglaterra acolhe o concurso por ter ficado em segundo lugar.
A final do Festival da Canção foi conduzida por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, com Inês Lopes Gonçalves e Wandon Lisboa a assegurarem as reportagens de bastidores. A noite começou com um “sketch” humorístico da banda Jesus Quisto (da série da RTP Pôr do Sol), que atuou em playback com o Coro Santo Amaro de Oeiras e um quarteto de cordas. Ao longo da noite atuaram ainda Salvador Sobral, que apresentou um medley dos Beatles, Maro, anterior vencedora e que subiu ao palco com 25 concorrentes do ano passado, e David Fonseca, que interpretou temas que tinham em comum o facto de terem surgido em Liverpool.