NEW JERSEY | “Sol-Mar” celebra o Dia de Portugal com três dias de festa em Newark
A comunidade portuguesa de Newark prepara-se para viver mais uma grande celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com o festival Portugal Day 2026, promovido pelo restaurante Sol-Mar, que decorrerá nos dias 12, 13 e 14 de junho, na zona de Ferry Street e Niagara Street, no coração do Ironbound.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada do restaurante “Sol-Mar”, no Ironbound

O evento promete três dias de animação, gastronomia tradicional, música ao vivo e atividades para toda a família, numa homenagem vibrante à cultura portuguesa e ao contributo da comunidade luso-americana na região.
Ao longo do fim-de-semana, os visitantes poderão saborear algumas das especialidades mais emblemáticas da gastronomia portuguesa, incluindo frango assado, sardinhas, febras e enguias, acompanhadas por bebidas e um ambiente tipicamente português.

Miguel A zevedo vai eletrizar a multidão no “Sol-Mar”
O cartaz artístico reúne vários nomes bem conhecidos do público luso-americano. Na sexta-feira, 12 de junho, actuarão Juliana & Márcio, Daniel Sousa, Tita e Bailarinas, Miguel Azevedo e DJ Nuka, com animação de DJ Luís Oliveira.
No sábado, 13 de junho, regressam ao palco Juliana & Márcio, Miguel Azevedo e DJ Nuka, juntando-se ainda Anthony Morais e Banda, numa noite dedicada à música popular portuguesa e ao entretenimento.

Anthony Morais é outra das atrações
O encerramento da festa, no domingo, 14 de junho, contará com as atuações de Daniel Sousa, Tita e Bailarinas, Juliana & Márcio, Bruno Silva, Troubleman Band e DJ Nuka, além da participação especial do Rancho Folclórico “Dança na Eira”, que levará ao palco as tradições etnográficas portuguesas.
Segundo a organização, o objetivo é proporcionar uma celebração inclusiva e familiar, destacando a riqueza das tradições portuguesas através da música, da dança, da gastronomia e do convívio comunitário.
Com entrada livre e um programa diversificado, o Portugal Day 2026 do Sol-Mar deverá atrair milhares de visitantes ao Ironbound, reafirmando Newark como um dos principais centros da portugalidade fora de Portugal e um dos palcos mais importantes das comemorações do Dia de Portugal na diáspora.

