EMPRESÁRIO PORTUGUÊS DE FAMALICÃO JÁ INVESTIU 200 MILHÕES DE DÓLARES EM NEWARK

Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ

Aos 13 anos, Pedro Gomes era um craque ao Monopólio, que manipulava com destreza e sabedoria. Do popular jogo de mesa, o emigrante de Famalicão que chegou à América com pouco mais de 2 anos de idade e cresceu no Ironbound, “nasceu a minha inclinação para o sector imobiliário”, conta o hoje construtor de 38 anos, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. O que não imaginava, na altura, era o caminho de sucesso em que o destino lhe iria colocar…

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O empresário português de construção civil Pedro Gomes no topo do seu mais novo edifício em Newark, o “Envy”

O CEO do Grupo Gomes, que inaugura hoje, 10 de Junho, um moderno restaurante de inspiração portuguesa no seu mais novo empreendimento habitacional, calcula já ter investido 200 milhões de dólares na cidade de Newark – a contabilizar a sua carreira como corretor imobiliário e construtor. O seu pequeno império agrupa dez edifícios e mais de 700 apartamentos.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto do edifício multi-usos “Envy”: mais de 160 apartamentos, um bar, dois restaurantes, partilha de espaços de trabalho…

O ‘Envy’, o seu mais recente prédio com 167 apartamentos para aluguer e 6 andares, localizado no 58-84 da Norfolk Street, no bairro de University Heights, inclui o espaço ‘Envy Bar & Grille’ e o ‘Bar Envy’ – este último mais requintado, “onde as pessoas se vão sentir como se estivessem num boutique hotel”, descreve o CEO do Grupo Gomes.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘Envy Bar’

O emigrante nortenho começou a actividade de corretor aos 22 anos “mas depressa percebi que era a construir casas que valia a pena estar.” Por volta de 2013 opta pela construção de blocos de apartamento para aluguer, como garantia de rendimento a longo prazo “e para não ter de trabalhar o resto da vida.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O emigrante de Famalicão no seu gabinete de trabalho no ‘Envy’

Nesse mesmo ano edifica o seu primeiro prédio, com 13 apartamentos e 3 andares, na zona do Ironbound. O resto é história…

“O meu plano tem sido: cada vez que faço um prédio, que essa estrutura seja maior e melhor que o anterior”, conta Pedro Gomes.

Foto: CORTESIA GOMES GROUP | Aspecto de um dos apartamentos

Cumprindo essa regra, já tem para aprovação junto da cidade de Newark o seu próximo projecto: o edifício “Eleven”, com 11 andares e 11 andares, também em University Heights, que terá 400 apartamentos e será o seu maior investimento.

Sobre o “Envy”, que agora inaugura, diz sem reservas: “este é sem dúvida o melhor e o mais moderno edifício de Newark neste momento – e não sou só eu que o afirmo. Isto é a prova de que podemos inovar e elevar a qualidade em Newark, onde se pode e deve investir.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A entrada para o restaurante

O bar do ‘Envy’ vai incluir o 1.º ‘mocktail’ de Newark e o prédio tem ainda uma área de partilha de espaços de escritório, o ‘Envy Co-Work’, ginásio, gabinetes privados, ‘lounges’, uma sala ‘zen’ para meditação e um terraço de luxo com vista para a linha de arranha-céus de Nova Iorque.

O “self made man” português, que teve uma infância modesta no Ironbound como filho único, reconhece ser já milionário – condição a que chegou trabalhando arduamente (o almoço, muitas vezes, é uma sanduíche do ‘Subway’ comida à pressa entre tarefas…).

O que nunca perdeu, foi o português e o sentido de ligação à terra de origem, que agora transfere para o filho.