Califórnia: Paramount DES celebra um século de existência
O salão de Paramount DES acabou de celebrar a sua festa do Divino Espírito Santo 100 anos de existência. Além de haver poucos portugueses ainda em Paramount, CA, são os portugueses dos arredores, especialmente de Artesia que vêm celebrar esta festa deste salão e a sua existência. Há mais do que 100 anos que os portugueses se encontram no sul da Califórnia na grande área de Los Angeles e em 1923 (segundo Joe Batista já falecido) os portugueses, maioria vindo dos Açores, se encontravam em campos e a festa era feita. Esse ano fizeram o prédio que ainda hoje é usado.
Paramount não era o único na área de Los Angeles. Redlands, outra cidade no Condado de San Bernardino, também acabou de celebrar 100 anos de existência este ano. Como muitas comunidades portuguesas por toda Califórnia ou já celebraram o centenário de existência como San Diego e San José ou estão a chegar aos cem anos.
Em Paramount, a missa solene do Divino Espírito Santo foi celebrada na Igreja Nossa Sra. do Rosário daquela cidade pelo Padre Luís Proença, jesuíta Professor e Doutor na Loyola Marymount University. Dos cem anos, a direcção tentou de buscar as rainhas que serviram o salão e estiveram presentes quase de 20 rainhas, com a mais velha nos 60 e a mais nova, recém servida há uns anos atrás. Verónica Simas, uma jovem muito envolvida tanto em Artesia como no salão de Paramount, contou-nos, “É uma alegria estar aqui e ainda envolvida nas festas portuguesas e especialmente aqui em Paramount, este ano como sabes, fui a presidente da festa da Nossa Sra. de Fátima em Artesia e já vão alguns anos envolvidas em Paramount. E sim, já fui Rainha da festa deste salão.”
As sopas do DES foram servidas no fim da missa e tiveram que servir a segunda vez porque não caberem todos à primeira vez. Ao fim do dia, foi celebrada o “grand march” com as novas rainhas e aias, pais e acompanhamentos. Na segunda-feira (24), como habitual na Califórnia, também foi oferecido o jantar de “pork and beans”.