CONHEÇA O MAIOR GALO DE BARCELOS DA AMÉRICA DO NORTE (E O EMIGRANTE QUE O MANDOU CONSTRUIR)
Por HENRIQUE MANO e FERNANDO G. ROSA | Fall River, MA
No interior daquele que é considerado o melhor supermercado português nos Estados Unidos, pode, agora, ser admirado um galo de Barcelos gigante com 3,5 metros de altura.
A obra, feita de esferovite, leva uma cobertura em fibra de vidro, sendo a sua base a peça mais pesada – por levar barras de chumbo para permitir o seu equilíbrio.
Apesar da altura, o gigantesco galo de Barcelos (um dos símbolos de Portugal mais admirados pelos emigrantes lusos espalhados pelo mundo) só pesa 34 quilos…
A obra foi esculpida pelo artista plástico micaelense Gualberto Cordeiro e teve pintura e acabamentos a cargo de Joe da Ponte, da C&C Fiberglass, de Bristol, RI – que contou ainda com a colaboração de Roberto Medeiros.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O empresário Fernando Benevides junto ao gigantesco Galo de Barcelos
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A obra tem 3,5 metros de altura e foi encomendada a um artista plástico açoriano, Gualberto Medeiros
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Galo de Barcelos pode ser apreciado à entrada do Portugália Marketplace, em Fall River, MA
Muito embora não conste nenhum galo de Barcelos no famoso livro “Guinness” de recordes mundiais, parece não restarem dúvidas de que este galo de Barcelos seja mesmo o maior da América do Norte. “Que eu saiba, não há nenhum outro com este tamanho”, garante o empresário Fernando Benevides, proprietário do supermercado Portugália Supermarket, onde o gigantesco galo está instalado – falando ao jornal LUSO-AMERICANO. “Várias pessoas têm vindo cá e dizem que também nunca viram um igual, desta envergadura, e ficam apaixonados pelo galo”.
Quando foi preciso baptizar este galo que não canta mas encanta, a família Benevides pediu ajuda aos seus clientes. Um deles, Chris Saraiva, sugeriu “Benny” (uma espécie de diminutivo do apelido de família dos proprietários do Portugália). E estava encontrado o nome!
Se o supermercado, na Bedford Street, já era, só por si, um ponto de atracção turística da cidade de Fall River para quem circula no eixo Boston-Cape Cod, e mesmo para além dele, com ‘Benny’ passou a oferecer uma razão mais para que se lhe faça uma visita…
“As crianças todas que aqui vêm, gostam de tirar fotos com o galo, é um chamativo”, afirma Fernando Benevides. “Os americanos também ficam surpreendidos com o galo e tiram muitas fotografias”.
Para o emigrante, “o galo de Barcelos é um símbolo da sorte e, quanto maior for o galo, mais sorte a gente vai ter… A intenção também foi essa”.
Os Benevides contrataram Gualberto Cordeiro, “que veio dos Açores, fez a obra e está aqui uma coisa linda”.
O emigrante açoriano Fernando Benevides, natural da freguesia de Candelária, concelho de Ponta Delgada, fixou-se na Nova Inglaterra em 1979. Nove anos depois, abria o Portugália, uma mercearia com os inevitáveis produtos da saudade, na garagem de sua casa em Fall River, MA. Em 2003, adquiriu uma antiga fábrica têxtil para onde transferiu a mercearia – e que hoje serve ainda de tecto à empresa de importações que mantém.
“Nessa altura já tínhamos conquistado a clientela portuguesa”, afirma, “mas notava que havia uma deficiência na nossa loja – que não atraía as novas gerações de consumidores. A minha intenção, quando abrimos este supermercado há 10 anos, era mais com essa ideia na cabaça – cativar as novas gerações”.
O Portugália Marketplace é hoje um ponto de paragem para quem procura o que de melhor Portugal continental e insular tem para oferecer à mesa, contribuindo para colocar Fall River no mapa. “Nunca imaginei que fôssemos ter tantos clientes americanos como temos”, nota Fernando Benevides. “Eles adoram vir à nossa loja!”
Voltando ao ‘Benny’, o empresário do sector alimentar refere: “[Os americanos] Interessam-se muito em saber a historia por trás do galo e o seu significado. Depois querem comprar os galos mais pequenos para levarem, dos quais temos uma grande variedade”.
O Portugália Marketplace, com uma imensa selecção de produtos portugueses da área alimentar, bebidas e produtos para o lar, é uma empresa familiar pertencente a Fernando Benevides, à esposa Maria e aos filhos Michael Benevides e Jennifer Benevides-Costa.