TAREMI: Condenadas ‘observações racistas’ de Carlos Xavier
As “observações racistas” feitas pelo ex-jogador do Sporting Carlos Xavier ao avançado iraniano do FC Porto Mehdi Taremi na estação televisiva do clube lisboeta foram condenadas no domingo pela Federação de Futebol do Irão (FFIRI).
“É surpreendente e lamentável que esses comentários racistas tenham sido feitos contra um jogador comprometido e leal por parte de alguém que é um membro da família global do futebol. Os membros da selecção iraniana condenam e enfatizam estas declarações vergonhosas”, manifestou o organismo, através de uma nota emitida nas redes sociais.
Na sexta-feira, Carlos Xavier endereçou um “pedido de desculpas” a Mehdi Taremi pelas declarações proferidas num espaço de comentário anterior na Sporting TV, mas recusou que fosse a sua pretensão ter dirigido “palavras xenófobas ou racismo” ao atleta portista.
O ex-internacional português, de 61 anos, retratou-se algumas horas depois de ter sido criticado pelo presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, na cimeira Thinking Fooball, que se estendeu entre quinta-feira e sábado, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto.