Lisboa | Arraial multicultural no Intendente quer contrariar ação xenófoba
Um arraial multicultural promete encher no sábado (dia 3 de Fevereiro) o Intendente, em Lisboa, para mostrar, segundo os promotores, que “as pessoas não se revêem no racismo e na xenofobia” e contrariar a ação da extrema-direita “contra a islamização da europa”.
“Vamos fazer uma concentração cultural, para celebrar a diversidade e a pluralidade contra o racismo e preconceito”, disse um dos membros da organização ‘Rede de Apoio Mútuo’ e porta-voz dos promotores.
A divulgação “está sendo feita por diversos colectivos de migrantes e de diversas organizações da sociedade civil que querem mostrar que a população ali da zona não está sozinha”, afirmou.
O arraial tem início às 16 horas no Largo do Intendente, duas horas antes da ação de protesto promovida por activistas de extrema-direita, que contestam a entrada de imigrantes em Portugal, particularmente de culturas e religiões muito diferentes.
A manifestação “Contra a islamização da Europa” foi proibida pela Câmara de Lisboa e os seus promotores já anunciaram uma “ação de protesto” para o mesmo dia, em Lisboa, às 18 horas, sem especificar local.
O dirigente da ‘Rede de Apoio Mútuo’ explicou que a escolha de um arraial e não uma contramanifestação deveu-se aos receios de violência por parte de grupos neonazis.