ELIZABETH, NJ: KALINA SOARES E TIAGO MATOS, DOIS JOVENS LUSO-AMERICANOS COM PORTUGAL NO CORAÇÃO

Por HENRIQUE MANO | Elizabeth, NJ

Quando se fala com Kalina Soares e Tiago Matos, fica-se com a nítida impressão de que Portugal está vivo (e recomenda-se) no seio da juventude luso-americana de New Jersey.

Kalina Soares, 17, foi eleita “Rainha” do Comité do Dia de Portugal da cidade de Elizabeth em 2023 e Tiago Matos, 20, “Rei”. Mas tanto um como outro são muito mais que portadores dos títulos que lhes conferiram. Senão, leia-se um bocado sobre as suas histórias de vida.

Kalina nasceu em Morristown, NJ. Os pais já são, também eles, luso-descendentes, filhos de emigrantes da Murtosa e de Albergaria-a-Velha. A “Rainha” cresceu entre Kenilworth e Union e vive agora em Warren, frequentando a Academy of Performing Arts de Scotch Plains, sonhando com a carreira de engenharia civil.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Kalina Soares, “Rainha” do Dia de Portugal em Elizabeth, NJ

No tocante à chamada “Família Real” do Dia de Portugal em Elizabeth, a Kalina já conquistou todos os troféus possíveis: foi “Princezinha”, “Princesa” e agora “Rainha”. E explica: “tudo com o propósito de passar a mensagem de que devemos todos envolvermo-nos na comunidade. É mesmo muito importante, sobretudo fazê-lo junto da juventude – para que tenham uma voz activa, seja no rancho, na escola ou mesmo nas actividades ligadas ao Dia de Portugal. E fazer ver que não devemos ter vergonha de abraçar a nossa cultura”.

Como que a dar o exemplo, a jovem também é integrante do Rancho Folclórico “Danças e Cantares de Portugal”, do PISC.

Kalina reconhece mesmo que “muitos dos traços da minha personalidade foram moldados em volta da minha educação primariamente portuguesa. Acho que as minhas qualidades de liderança e de comunicadora, derivam mesmo das vivências que fui acumulando através da comunidade portuguesa. Faz-me também ser assertiva e saber organizar eventos, tal como os que fazemos aqui”.

A jovem, que tem em “saudade” a sua palavra predilecta na língua de Camões, diz que “participar nos concursos para a Família Rewal tem mais a ver com a nossa contribuição para a comunidade do que propriamente com ganhar. Tem tudo a ver com isso e com aprendermos mais sobre a cultura das nossas origens”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Tiago Matos, “Rei” do Dia de Portugal em Elizabeth, NJ

Apesar de um tanto mais velho, Tiago Matos, 20, também sente Portugal com fervor. Natural de Livingston, NJ, tem origens em Gouveia (Serra da Estrela) por via materno e em  Barcelos (Minho) através do pai.

Apesar de viver em Elizabeth, desde os “6,7 anos que faço parte do Rancho Folclórico da Casa do Minho de Newark”, conta. “Começou na componente infantil e agora estou na adulta, para além de também integrar o Grupo de Bombos “Os Rouxinóis”, da mesma associação”.

A frequentar a Kean University, para vir a ser professor do ensino primário, Tiago Matos tem ainda tempo para leccionar de segundas a quintas-feiras na Escola “Amadeu Correia” do PISC as turmas do 1.º e 2.º ano e na “Nova Esperança” (do Clube Português de Perth Amboy)  as turmas do 1.º ao 6.º ano.

“Começou tudo em casa, com os meus pais, de pequenino”, garante o Tiago, referindo-se à sua paixão pelo sangue que lhe corre pelas veias. “A língua portuguesa, a cultura portuguesa, foi sempre cultivada na nossa casa e eu acho que isso influenciou. Depois, a minha ida para a escola portuguesa, onde fiz 9 anos de escolaridade, foi o que ajudou a cimentar isso ainda mais. Hoje a minha vida revolve à volta de tudo o que é português”.

E quando desfila com o rancho pela Ferry Street abaixo, no Dia de Portugal, como se sente? “O corpo treme, parece que há alguma coisa que corre pelas veias, é a emoção”.

O jovem termina com um apelo aos pais: “torna-se mais difícil manter tudo isto quando não se fala a língua em casa, porque não é só com quatro horas de aulas de português por semana que se vão fazer milagres. ‘Em português, por favor’ – é a minha frase favorita. E as outras professoras fazem também o máximo ao longo do ano para passar essa mensagem aos pais”.