NEWARK. Centro Comunitário Armando e Maria Fontoura é inaugurado dia 10 de Maio
Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ
Está agendada para o próximo dia 10 de Maio, a uma sexta-feira, a grande cerimónia de inauguração do Essex County Sheriff Armando and Mary Fontoura Community Center – que é como se passará a chamar o Independence Park de Newark.
De acordo com uma fonte ligada ao xerife, a cerimónia, a começar ao meio-dia, contará com a presença do próprio Armando Fontoura e de membros da sua família, assim como do administrador-executivo do condado, Joseph N. DiVincenzo Jr., a quem se deverão juntar várias outras individualidades.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O xerife Armando Fontoura no local onde está a ser construído o projecto, em 2023
Considerado o decano dos xerifes do estado de New Jersey, Fontoura vai assim ver o seu nome (e o da falecida esposa) inscrito no novíssimo centro comunitário agora em fase final de construção no Ironbound. Trata-se da 1.ª vez que figuras portuguesas vão dar nome permanente a um projecto a cargo de um condado no estado de New Jersey.
“Tenho que admitir que é uma grande honra para mim e para a minha família”, reagiu Armando Fontoura, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO há alguns meses, “para além de também ter sido uma surpresa. O segredo foi tanto bem guardado, que apenas na conferência de imprensa onde o nome foi anunciado tomei conhecimento do facto. Foi um choque para mim, até fiquei sem palavras (o que acontece raramente…). Confesso que fiquei com os olhos marejados de lágrimas”.
O administrador-executivo do condado, Joseph N. DiVincenzo Jr., e a deputada estadual Eliana Pintor-Marín ao anunciarem o ano passado o projecto
Ao anunciar a designação do novo centro comunitário, DiVincenzo afirmou: “O xerife Fontoura e a esposa Mary representam bastante para a comunidade e tornaram-se mesmo um sinónimo do Ironbound. Quando a ideia de construção do centro ganhou formas, sabia que deveria ficar com o seu nome em honra ao seu legado de ajuda ao próximo”.
O Independence Park, uma espécie de pulmão do Ironbound, com apenas 0,6 milhas de extensão e que se faz em 1.500 passos, vai beneficiar de parte de um subsídio de 7,5 milhões de dólares atribuído por Trenton para que o condado de Essex recupere algumas das suas áreas verdes.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Armando Fontoura é considerado o decano dos xerifes em New Jersey
O projecto inclui um novo centro comunitário e um campo multi-usos para a prática de futebol e softball.
O Independence Park é mais que uma área verde para o xerife Fontoura. “Foi o 1.º parque que visitei na América, quando aqui cheguei em meados da década de 1950”, conta o emigrante transmontano de Vilar de Perdizes ao LUSO-AMERICANO. “Era o ‘Parque dos Mosquitos’! Devia ter uns 12 anos e já cá estavam a minha irmã e a minha mãe. Tínhamos um apartamento na McWhorter Street e, dias depois de ter cá chegado, fui ver o parque, que passou a ser parte das nossas rotinas, muitas vezes depois da missa, aos domingos”.
INDEPENDENCE PARK
■ Localizado entre as ruas Walnut, Adams, Oliver e Van Buren Streets, tem 12.69 acres de terreno.
■ Começou em 1895 como East Side Park, um Marco histórico num bairro então fundamentalmente industrial.
■ Foi projectado pela conceituada firma Olmsted Brothers, mudando para o actual nome por volta de 1922.
■ O parque encerra todos os dias às 11:30 da noite.