NEWARK. Capitão Augusto Acabou vai ter nome de rua no Ironbound (e homenagem a nível nacional)
Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque
O falecido bombeiro luso-americano Augusto “Auguie” Acabou, da cidade de Newark vai ser alvo de duas homenagens – uma no estado de Maryland e outra em New Jersey.
Como se sabe, Acabou (filho de emigrantes portugueses do distrito de Aveiro) faleceu aos 45 anos no exercício das suas funções durante um incêndio no Porto de Newark, no verão do ano passado.
A primeira homenagem de que será alvo, decorrerá durante o National Fallen Firefighters Memorial Weekend, a decorrer dias 4 e 5 de Maio, em Emmitsburg, estado de Maryland, onde anualmente são recordados e homenageados os profissionais de protecção civil falecidos.
O Capitão Augusto Acabou, dos Bombeiros de Newark, que faleceu no exercício das suas funções
A primeira homenagem de que será alvo, decorrerá durante o National Fallen Firefighters Memorial Weekend, a decorrer dias 4 e 5 de Maio, em Emmitsburg, estado de Maryland, onde anualmente são recordados e homenageados os profissionais de protecção civil falecidos
A cerimónia faz-se junto a um monumento em pedra com mais de 2 metros, erguido em 1981 com uma mensagem do Presidente Ronald W. Reagan inscrita numa placa.
O irmão do falecido bombeiro, Miguel Acabou (capitão da Polícia de Clark, NJ), disse ao jornal LUSO-AMERICANO que mais de duas dezenas de membros da família estarão presentes em Maryland.
Já em New Jersey, a cidade de Newark fará uma homenagem ao bombeiro por iniciativa do vereador Michael J. Silva, a ter lugar dia 1 de Junho, pelas 11:00 horas da manhã.
A cerimónia incluirá o descerrar de uma placa de rua com o nome do Capitão Augusto Acabou, precisamente na rua onde a família vive há décadas, no Ironbound – a Goble Street junto à Murray.