FLÓRIDA: LUSO-AMERICANO É O MELHOR ALUNO DE 2024 EM LICEU DE PALM COAST
O luso-americano Diego Costa, de 18 anos de idade, terminou o seu último ano no Flagler Palm Coast High School (FPC) com as melhores notas obtidas por um aluno naquela instituição escolar com cerca de 2.600 estudantes – a média de 5,3226 (GPA – Grade Point Average). Muito embora aquele liceu da Flórida tenha abandonado a tradição do “Valedictorian”, as notas de Costa colocá-lo-iam nessa categoria – como aluno com as notas mais elevadas entre o Top 10.
O Flagler Palm Coast High School foi criado em 1974 e é um dos quatro liceus afectos ao Distrito Escolar do condado de Flagler, a norte do estado da Flórida, onde está concentrada uma importante e numérica comunidade portuguesa. Com 34 programas atléticos e 40 clubes e organizações estudantis, o FPC tem 2.600 alunos matriculados e mais de uma centena de educadores.
O luso-americano Diego Costa, de 18 anos de idade, terminou o seu último ano no Flagler Palm Coast High School (FPC) com as melhores notas obtidas por um aluno naquela instituição escolar com cerca de 2.600 estudantes – a média de 5,3226 (GPA – Grade Point Average)
A trajectória de Diego Costa, que nasceu em Newark, New Jersey, conheceu também um momento alto este ano ao ser admitido no “2024 National Merit Scholarship Program”, seleccionado entre cerca de 34 mil alunos de todo o país pela sua excelência académica.
Diego nasceu a 5 de Abril de 2006, filho dos emigrantes portugueses Flávio Manuel Martins Costa, natural de Cacia, Aveiro e Marlene Ferreira Pais Costa, de Antes, Mealhada; a família mudou-se para Palm Coast em Julho de 2013.
O Flagler Palm Coast High School foi criado em 1974 e é um dos quatro liceus afectos ao Distrito Escolar do condado de Flagler, a norte do estado da Flórida, onde está concentrada uma importante e numérica comunidade portuguesa. Com 34 programas atléticos e 40 clubes e organizações estudantis, o FPC tem 2.600 alunos matriculados e mais de uma centena de educadores
O jovem finalista terminou o liceu como aluno de quadro de honra e Summa Cum Laude, tendo obtido a média mais elevada da turma; também fez parte do International Baccalaureate, tendo recebido várias outras distinções académicas (entre elas o prémio College Board National Rural and Small Town Recognition Program) e bolsas de estudo (como a atribuída pela Flagler County Education Foundation e a Bright Futures Scholarship, que lhe garante cobertura a 100% na universidade).
O jovem finalista terminou o liceu como aluno de quadro de honra e Summa Cum Laude, tendo obtido a média mais elevada da turma
Diego Costa cumpriu quatro anos de atletismo no Flagler Palm Coast High School, para além de também fazer parte do “Leo Club”, afiliado ao Lions Club International, onde fez trabalho de voluntariado. Desde o 5.º ano que pertence ao “Future Problem Solvers” e ao Bridge Club.
Diego Costa vai frequentar a University of Flórida, onde numa primeira fase seguirá Geologia e Informática, tendo em vista um futuro doutoramento em Paleontologia (carreira que o fascina desde os quatro anos de idade).