IRONBOUND, NJ: PREÇO DAS CASAS DISPARA E ROMPE A BARREIRA DO MILHÃO DE DÓLARES PELA PRIMEIRA VEZ
Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ
Parece não haver freios no que diz respeito ao aumento do valor das propriedades imobiliárias no Ironbound. Pelo menos a avaliar nas transacções operadas nas últimas semanas e meses, onde duas casas chegaram e superaram pela primeira vez a marca (mágica) do milhão de dólares. Muito embora o Bairro Leste tivesse já registado vendas comerciais com seis algarismos, trata-se da primeira vez que imóveis residenciais atingem tais números.
Era expectável, contudo, que essas somas chegassem – mais cedo ou mais tarde. Senão veja-se: apenas na semana de 24 a 30 de Junho deste ano, apenas no condado de Essex (a que Newark pertence), operaram-se 354 transacções imobiliárias. De entre elas, as cinco casas mais caras na ‘Brick City’ tiveram preços a variar entre os $825 mil e $1,2 milhões; esta última é provavelmente a casa mais cara alguma vez vendida no Bairro Leste.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A casa na St. Francis Street vendida por Carla Ferreira, da Rosa Agency, por 1,1 milhões de dólares
Localizada no número 27-29 da Main Street, tem 4.118 pés quadrados de área habitável; a casa de 3 famílias está no endereço de código postal 07105 e foi construída em 1941, em plena 2.ª Guerra Mundial. A venda teve lugar em meados de Maio, a cargo da Keller Williams by the Bay, com os impostos prediais avaliados em 12.699 dólares.
Considerada em “excelente condições”, cada apartamento tem 3 quartos, duas casas-de-banho completas, sala-de-estar e de jantar e cozinha. E garagem para 5 viaturas.
“A tendência das casas a chegarem à marca do milhão de dólares no Ironbound é para continuar, creio eu”, palpita a vendedora Carla Ferreira, dos escritórios da Rosa Agency em Newark, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, “porque a demanda é muito grande”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A vendedora Carla Ferreira à entrada da Rosa Agency em Newark
Há uma década na Rosa Agency, Ferreira, natural de Salvador da Bahía (Brasil), vendeu a outra casa que superou o milhão de dólares no Ironbound, no 32-34 da Saint Francis Street. Também de 3 famílias, é de construção mais recente (1997), com 8 quartos e 5 casas-de-banho, e “pertencia a uma senhora portuguesa que só a vendeu porque resolveu regressar de vez a Portugal”.
Carla Ferreira (que pode operar em todo o estado de New Jersey) colocou a casa à venda por 1,05 milhões e teve “múltiplas ofertas de 1,1 milhões. Os comparáveis da mesma casa, na área, para uma casa de 3 famílias, a mais cara que tinha sido vendida por 960 mil”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Esta casa na Main Street, construída em 1941, em plena 2.ª Guerra Mundial, foi vendida por 1,2 milhões de dólares
O imóvel estava em muito bom estado “porque os portugueses cuidam muito bem das casas”, nota Carla Ferreira; o comprador optou por viver num dos apartamentos e alugar os outros dois. “Apesar de ser uma casa de investimento, vai viver praticamente de graça, com os rendimentos que dela vai receber”, explica a vendedora imobiliária.
Parte da atracção do Ironbound reside no facto “de aqui a procura de apartamentos ser muito elevada e o seu arrendamento muito rápido: coloca-se um apartamento para alugar hoje e amanhã está alugado. Também ajuda a proximidade da Penn Station e o facto de estar tudo perto, é uma vida muito facilitada”.
A Rosa Agency, há mais de meio século a operar, conta hoje com 5 escritórios em New Jersey (Newark, Union, Hillside, Kearny e Beleville).
HÁ PELO MENOS 4 CASAS À VENDA COM PREÇOS ACIMA DE 1 MILHÃO DE DÓLARES
De acordo com outro agente imobiliário, o português Tony Costa, da Exit Realty Lucky Associates, estão neste momento à venda no Bairro Leste 4 imóveis residenciais a preços superiores a 1 milhão de dólares – o que é notável.
A casa na Ferry Street que a Exit Realty Luck Associates tem à venda por 1,2 milhões de dólares
Há mesmo um imóvel com preço a beirar os 2 milhões de dólares! Trata-se do imóvel no número 62 da Chambers Street, agora à venda por $1.699,999.
Os escritórios da Exit Realty Lucky Associates, através dos vendedores Luís Nogueira e Patrick Dwyer, têm no seu menu de ofertas uma das casas no zip code 07105 à venda por mais de 1 milhão de dólares: o imóvel 318-320 na Ferry Street, uma casa de 3 famílias pela qual se pede 1,2 milhões de dólares.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O experiente ‘broker’ Luís Nogueira, da Exit Realty Luck Associates
Tony Costa, há 30 anos ao serviço deste escritório imobiliário (com presença física ainda na cidade de Elizabeth), revela as outras duas casas ‘milionárias’ à venda no Ironbound: 75 Jabez Street ($1.100.000) e 47 Johnson Strewet ($1.000.000).