EUROPEU 2024: Espanha bate Inglaterra e chega ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se, domingo, a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater a Inglaterra, que continua em ‘branco’, por 2-1, na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nico Williams, aos 47 minutos, e Mikel Oyarzabal aos 86, marcaram os golos da ‘Roja’, que repetiu os ceptros de 1964, 2008 e 2012, enquanto Cole Palmer apontou, aos 73, o tento dos ingleses.

A formação espanhola, que também conta no seu palmarés o Mundial de 2010, isolou-se na liderança do ranking, deixando para trás a tricampeã Alemanha (1972, 1980 e 1996), enquanto a Inglaterra perdeu a segunda final consecutiva, três anos depois.

Rodri foi o melhor

Apesar de substituído ao intervalo na final contra Inglaterra, Rodri Hernandez foi eleito pela UEFA o melhor jogador do Euro 2024. 

A organização do torneio premiou o rendimento do médio de Espanha nos seis jogos que realizou – falhou apenas a partida contra Albânia, por estar a cumprir um jogo de suspensão.

Rodri acabou a competição com 521 minutos, um golo marcado e três cartões amarelos. Comandou a nova campeã da Europa, na qual exerce um evidente papel de liderança.

Também premiado foi Lamine Yamal, considerado o Melhor Jogador Jovem. 

O extremo do Barcelona contribuiu com um golo e quatro assistências (o máximo na competição) e bateu vários recordes relacionados com a sua idade. 

Completou 17 anos este fim de semana.

400 mil euros para cada jogador

Cada um dos novos campeões da Europa arrecadou cerca de 400 mil euros, num valor que já estava acordado com a Real Federação Espanhol antes da competição. 

Segundo o combinado, 40% do valor amealhado com a conquista do troféu seria para dividir pelos jogadores, sendo que o bolo total rondou os 28.25 milhões de euros.

A Espanha garantiu desde logo 9.25 ME pela qualificação para o Euro 2024, mais 3 ME pela prestação na fase de grupos.

Seguiram-se 1.5 ME pelos oitavos de final, 2.5 ME nos quartos de final, mais 4 ME pelas meias-finais e 8 ME pelo triunfo final frente à Inglaterra.