CALIFÓRNIA. Artesia celebra Santos Populares e Filarmónica

Este fim-de-semana o Artesia DES celebrou não só a festa dos Santos Populares, como ainda a banda filarmónica deste salão, realizando um leque de actividades que ocuparam três dias completos.

A celebração incluiu: a participação dos jovens do Concelho Luso American #13; as marchas de São João da cidade de Artesia e Tulare; os concertos das filarmónicas do Chino DES, Artesia DES, dos liceus Garth, Cerritos, Artesia e Fay Ross Middle School.

No programa também esteve a missa solene realizada no salão pequeno e dirigida pelo padre Luís Proença – que é professor Jesuita na Loyola Marymount University – e ainda, um almoço servido ao público, que contou com carne e feijão .

Este ano a festa contou com alta adesão logo desde a sexta-feira, dia em que ocorreu o “restauranto aberto”, que serviu bitoque, bacalhau à Brás e sandes com batata frita.

Ao anoitecer, os presentes puderam assistir às seguintes actuações: o grupo do Concelho #13 do Luso American Financial de Artesia, que apresentou danças já vistas ao vivo na convenção do mesmo nome, realizada no mês passado. O grupo de crianças – entre os quatro e quinze anos de idade – fez o público aplaudir fortemente.

A noite terminou com a “vacada”, realizada na praça de touros, seguida da actuação de um DJ no recinto montado ao ar livre do Artesia DES.

No sábado, por volta das 5:00PM, deu-se início novamente à festa. Houve jantar servido com pratos de bacalhau à brás, e polvo, no menu do salão.

Seguiu-se a apresentação dos músicos da filarmónica local, e nas ruas ao lado do salão, actuaram: as marchas São João da cidade de Tulare – grupo que esteve presente este ano nas marchas São Joaninhas na Ilha Terceira, nos Açores; as marchas de Artesia, que contaram com a participação de crianças muito novinhos, adolescentes e adultos, com a apresentação de uma canção bilingue, e ainda, vestuários muitos diferentes para cada faixa etária dos participantes.

As apresentações foram compartilhadas online, em redes sociais como o Youtube e Facebook, e ao vivo pela pela Radio Televisão Artesia, para que todos aqueles que não estiveram presentes conseguissem ter acesso.

No final das marchas, o grupo rock Alma de Hanford, abrilhantou a festa para o público.

No domingo, a missa solene foi celebrada no salão pequeno pelo padre Luís Proença – uma vez que a missa na Igreja Sagrada Família foi mudada para o salão Artesia DES.

Seguiu-se a procissão dos Santos São João e Santo António nas ruas de Artesia. O almoço oferecido a mais de quinhentas pessoas tinha feijão e carne, vinho e cerveja.

Para terminar a festa, voltaram-se a ser ouvidas, ao ar livre, as filarmónicas de casa e Chino, juntando-se as dos liceus de Artesia/Cerritos e Fay Ross Middle School.

Este ano a festa teve como mordomas sete mulheres, sendo elas: Amanda Alves, Cristina Aguiar, Sandra Gonçalves, Verónica Simas, Lissandra Ourique, Elizabeth Gonçalves e Danika Ormonde.