Ferramenta online do programa NJ Anchor em funcionamento após investigações de fraude
Os contribuintes podem mais uma vez verificar online o estado do pagamento relativo ao programa ANCHOR, depois de uma suspeita de fraude ter levado o estado a encerrar a ferramenta de verificação durante uma semana.
A porta-voz do Tesouro, Danielle Currie, disse que o site voltou ao ar na quinta-feira de manhã, para os residentes que ainda aguardam o cheque ou o depósito directo do programa de redução do imposto sobre a propriedade.
O estado retirou a ferramenta do ar na semana passada, atribuindo originalmente a indisponibilidade do site a dificuldades técnicas. Na quinta-feira, Currie confirmou ao meio de comunicação online “Patch” que a Divisão de Tributação estava a investigar “suspeitas de fraude numa série de contas” e teve de colocar o site offline e reverter alguns pagamentos que já foram feitos aos contribuintes.
No ano passado, o estado reportou mais de 900 mil tentativas fraudulentas de obter dinheiro do programa. As autoridades implementaram novas medidas de segurança para tentar impedir candidaturas falsas, prevendo-se que mais de 2 milhões de contribuintes recebam benefícios com o ANCHOR deste ano.
“O rigoroso processo da Divisão de identificar e agir para prevenir possíveis actividades fraudulentas fez com que alguns contribuintes experimentassem uma ‘reversão’ do seu benefício de depósito directo”, disse Currie, que é vice-directora de comunicação do Departamento do Tesouro de New Jersey .
Isto significa que o estado desviou os pagamentos de volta para a Divisão de Tributação enquanto verificava se o dinheiro foi realmente para um residente elegível.
As autoridades “verificaram com sucesso todos os contribuintes legítimos afectados por esta reversão, e todos os contribuintes legítimos receberão um cheque em papel imediatamente”, esclareceu Currie na passada quinta-feira.
“A Divisão agradece a paciência do público enquanto trabalha para salvaguardar os fundos dos contribuintes”, acrescentou a mesma.