BENFICA, 4 — FC PORTO, 1: ‘Encarnados’ goleiam com ‘bis’ de Di María
O Benfica deu, domingo, um passo importante na luta pelo título na I Liga de futebol, ao golear o FC Porto (4-1), numa das maiores vitórias em ‘clássicos’ nas últimas décadas, com um ‘bis’ de Di María.
No fecho da 11.ª jornada, no Estádio do Luz, os ‘encarnados’ protagonizaram a sexta vitória seguida no campeonato sob o comando de Bruno Lage, com um triunfo totalmente justo sobre o rival portista, sobretudo devido a uma segunda parte de total domínio.
Aos 36 anos, o argentino Di María manteve-se no Benfica precisamente para viver estes momentos e foi a ‘estrela’ da noite, ao marcar aos 56 e 82 minutos, o segundo de grande penalidade, perante um FC Porto que voltou a ser demasiado frágil, tal como já tinha acontecido em Alvalade (derrota por 2-0), em que também foi um ‘fantasma’ do futebol agressivo e ‘guerreiro’ que foi a sua identidade durante anos.
Além do ‘festival’ de Di María, o espanhol Alvaro Carreras, em grande nível durante praticamente todo o jogo, abriu o marcador aos 30 minutos, e o central argentino Nehuen esteve infeliz aos 61, ao assinar um autogolo, num lance dividido com Pavlidis.
O FC Porto ainda chegou a refazer a igualdade (1-1), aos 44 minutos, por Samu, muito com a ajuda das claques do Benfica, que, no final da primeira parte, ‘mataram’ o domínio da sua equipa com o lançamento de tochas para o relvado, levando à interrupção da partida.
Com este resultado, Bruno Lage continua totalmente vitorioso para a Liga no regresso à Luz e vai para a pausa de selecções no terceiro lugar, ainda a oito pontos do líder Sporting, mas com menos um jogo disputado.
Já o FC Porto segue em segundo, a seis dos ‘leões’, e com o lugar em risco, caso os ‘encarnados’ vençam o encontro em atraso na Madeira com o Nacional.
Tanto Benfica e FC Porto chegaram ao clássico depois de desaires europeus e com a noção que, um mau resultado, poderia dificultar ainda mais o resto da campanha da I Liga, já que o Sporting continua completamente imparável e só com triunfos.