NEW JERSEY. Novos candidatos anunciados na corrida ao cargo de Governador do Estado Jardim

A deputada democrata de New Jersey Mikie Sherrill anunciou esta segunda-feira a sua entrada na corrida ao cargo de governadora desse mesmo estado, dizendo que é tempo de reparar a economia deste e torná-la mais acessível.

Sherrill, ex-procuradora federal e piloto de helicópteros da Marinha dos EUA, junta-se a um grupo concorrido de democratas que disputam a sucessão do governador democrata Phil Murphy, cujo segundo mandato expira após as eleições do próximo ano.

Murphy está impedido por limites de mandato de se recandidatar. Está no poder desde Janeiro de 2018.

Num vídeo que anunciava a sua entrada para a corrida, Sherrill apresentou-se como graduada pela Academia Naval dos EUA e piloto de helicópteros e apoiou-se na sua experiência militar.

“Aprendi desde cedo: numa crise, o pior que se pode fazer é congelar”, disse ela. “É preciso escolher liderar, seguir ou sair do caminho.”

Continuou dizendo, no mesmo vídeo, que a economia do estado precisa de ser corrigida.

“Vamos tornar a vida mais acessível para os trabalhadores de New Jersey, desde os cuidados de saúde aos mantimentos e às creches”, disse. “Estes desafios não são novos e é tempo de os enfrentar cara à cara”.

Sherrill representou o 11.ºDistrito – que inclui partes dos condados de Essex, Morris e Passaic – desde a sua eleição em 2018, durante o primeiro mandato do presidente eleito Donald Trump. Sherrill retirou o distrito do controlo republicano com a reforma do ex-deputado Rodney Frelinghuysen, reeleito três vezes desde então.

Antes de ser eleita para o Congresso, foi procuradora do Procurador dos EUA no Distrito de New Jersey. Serviu na Marinha de 1994 a 2003.

Sherrill junta-se ao também democrata da Câmara dos EUA, Josh Gottheimer, que anunciou a sua candidatura a governador na semana passada.

Também à procurar a aprovação democrata estão o presidente da Câmara de Newark, Ras Baraka, o presidente da Câmara de Jersey City, Steven Fulop, o presidente do sindicato dos professores – NJ Education Association – e ‘mayor’ de Montclair, Sean Spiller, e o ex-presidente do Senado estadual, Steve Sweeney.

Os republicanos também estão a fazer fila para concorrer. Entre eles estão o senador estadual Jon Bramnick, o ex-legislador estadual Jack Ciattarelli, o ex-senador estadual Ed Durr e o apresentador de rádio Bill Spadea.

Se Sherrill tiver de renunciar ao seu lugar na Câmara, a lei estadual exige que o governador marque uma eleição especial se o lugar for aberto 70 dias antes da eleição.

New Jersey e a Virgínia são os únicos estados com disputas para o cargo de governador no próximo ano.