QUENDA: Santana Lopes acusa Roberto Martínez

Pedro Santana Lopes recorreu, terça-feira, às redes sociais para expressar indignação para com o facto de Roberto Martínez ter ‘roubado’ a Geovany Quenda o estatuto de mais jovem jogador da história a estrear-se pela principal selecção nacional.

“Uma vergonha o modo como o seleccionador Roberto Martínez agiu em relação ao jogador Quenda. Sádico e desrespeitoso. Nem que fosse um minuto”, escreveu o actual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e antigo líder máximo do Sporting, clube ao qual o polivalente pertence.

O jogador de apenas 17 anos de idade, recorde-se, foi convocado para o encontro de encerramento da fase de grupos da Liga das Nações, perante a Croácia (que terminou empatado a uma bola), mas voltou a não sair do banco de suplentes.

Assim sendo, o recorde em causa continua a pertencer a Paulo Futre, outro jogador formado no emblema de Alvalade.

Confrontado com esta decisão na conferência de imprensa de análise ao encontro, o treinador espanhol atribuiu à lesão de Nuno Mendes a responsabilidade pelo adiamento da estreia de Quenda e sublinhou, ainda, que o papel do jogador leonino na selecção não é o de quebrar recordes.

“A lesão do Nuno Mendes não me deixou poder fazer mais duas substituições, mas o Quenda não está na seleção para quebrar recordes, está aqui para ser um jogador importante para a selecção”, começou por dizer Martínez, que prosseguiu.

“Ele vai ajudar muito, está preparado para ajudar, mas o mais importante é que o Quenda possa ficar na selecção por 150 jogos, não é importante quando se estreia”, completou.